Poderíamos pensar que a Xiaomi tinha feito ontem tudo o que queria fazer, mas tal não é verdade. O dia de hoje trouxe uma nova entidade visual para a marca, incluindo novo lettering e mesmo um logótipo.
O quadrado laranja de arestas aguçadas com “mi” no seu interior é agora uma coisa do passado. Foram muitos anos de companheirismo que viram este quadrado acompanhar a Xiaomi de uma marca emergente para uma força dominante no mundo mobile. Agora, o pequeno quadrado é mais arredondado, mais parecido com um ícone num smartphone, mas não é tão simples quanto isso.
Aparentemente, o novo formato resulta de uma super-elipse à procura do equilíbrio perfeito entre um quadrado e um círculo. A Xiaomi diz que esta forma parece mais ágil e dinâmica, em consonância com o que é a mais afim da própria filosofia da Xiaomi.
Entretanto, a marca mantém o laranja, mas introduz o negro e o prateado em variantes deste logótipo para aquilo que serão produtos de gama alta, certamente algo que diz bastante do caminho que a Xiaomi seguirá no futuro.
Resta ainda dizer que também as letras são agora mais redondas e seguem a mesma fórmula e formas gerais do logótipo. Este foi desenhado por Kenya Hara, presidente do Nippon Design Center (NDC) e professor da universidade de artes de Musashino.