Às vezes o sucesso é o nosso pior inimigo, e o sucesso do Microsoft Surface tornou-se um farol para dispositivos semelhantes que ameaçam cortar-lhe uma grande fatia de mercado.
O Acer Switch 5 é um desses rivais 2-em-1, e chega com boas especificações, nomeadamente um processador Kaby Lake moderno, 4GB de RAM DDR3, um mínimo de 256GB de armazenamento interno e um ecrã de 12 polegadas com resolução QHD 2160×1440. A bordo encontramos igualmente uma moderna porta USB-C.
Estas especificações colocam o Acer Switch 5 numa posição mais moderna que o Microsoft Surface Pro 4, mas a sua vantagem mais notória será a refrigeração por líquido, tornando o dispositivo totalmente silencioso, onde o Surface possui uma ventoinha. A tecnologia Acer LiquidLoop recorre antes a um tubo refrigerador que transporta água de um ponto para o outro. À medida que a água arrefece, volta ao processador e arrefece-o.
Não podemos esquecer-nos das câmaras de 5 e 2MP, e da bateria capaz de durar até 10.5 horas. De destacar que a câmara frontal é compatível com o Windows Hello.
Um teclado físico pode ser acoplado ao Switch 5, que possui um suporte retráctil que permite ao tablet manter-se vertical sobre uma superfície.
Embora a disponibilidade e os preços para o nosso mercado ainda não estejam confirmados, fala-se que começará perto dos €1000, o que poderá parecer algo puxado, face à RAM de geração anterior. Do lado positivo, o Acer Switch 5 é totalmente compatível com a Acer Active Pen.