Renovado e melhorado, o Samsung Galaxy Fold recebe amanhã o seu lançamento oficial na Coreia do Sul, concluindo um longo caminho desde Abril passado, momento em que deveria ter chegado ao mercado, não fossem os dissabores encontrados pelas primeiras unidades de teste.
Quando o Samsung Galaxy Fold foi inicialmente anunciado, parecia uma inquestionável peça de joalharia tecnológica. Refinada, avançada, e com soluções inovadoras, a começar pelo seu ecrã flexível. Quando os primeiros membros da imprensa começaram a ter problemas sérios com as suas unidades, com falha completa do ecrã, rapidamente se percebeu que algo estava mal com o dispositivo e os problemas causaram ondas de choque por toda a indústria.
Embora os dedos estivessem sempre apontados à Samsung, a verdade é que, fora a pequena e desconhecida Royole, ninguém lançou um smartphone foldable no mercado de massa. Todos se terão apercebido que o uso em contexto real é sempre muito mais complexo do que o previsível em laboratório, e mesmo a concorrente direta Huawei optou por lançar mais tarde do seu Mate X.
Mas o périplo inicia amanhã a sua fase final, com o lançamento na Coreia, e com outros mercados perspectiváveis nos próximos dias.
O mesmo preço, muitas melhorias
Quando chegar ao mercado, o Samsung Galaxy Fold continuará a ter o mesmo preço inicial, o que é o mesmo que dizer perto dos €2000. A Samsung mudou muitos detalhes, mas não esse.
A Samsung procedeu a alterações na dobradiça, por forma a limitar a entrada de detritos que se possam alojar sob o ecrã, e colocou o filme protetor entre o ecrã e as laterais do dispositivo, impedindo-o de ser arrancado por engano, como aconteceu por inúmeras vezes, destruindo o OLED subjacente.
Em termos de hardware, nada muda: o Samsung Galaxy Fold possui um ecrã flexível de 7.3 polegadas, que pode ser utilizado como um tablet, ou dobrado em vários ângulos. Por fora, o Fold conta com um ecrã tradicional de 4.6 polegadas Super AMOLED com resolução HD.
O processamento fica a cargo do Snapdragon 855 com 12GB de RAM e 512GB de armazenamento interno.
No departamento fotográfico, o Fold é semelhante aos Galaxy S10 e Note10, com uma câmara principal de 12MP de abertura variável, uma câmara de 12MP teleobjectiva, e uma câmara de 16MP ultragrande angular.
Entretanto, uma bateria de 4380mAh será suficiente para uma boa autonomia.