Será 2023 o ano das consolas Windows? A verdade é que há muito de excitante neste segmento que acabou de ficar mais acessível com a nova versão mais contida da ROG Ally, que recorre ao AMD Ryzen Z1 para as suas aspirações, em vez do mais potente Ryzen Z1 Extreme da ASUS ROG Ally original.
O AMD Ryzen Z1 conta com seis núcleos Zen 4 com 12 threads e uma gráfica com três núcleos RDNA 3, em vez dos 8 núcleos Zen 4 e gráfica com 12 núcleos RDNA 3 do Z1 Extreme.
Fora isso, a ASUS diz-nos que a ROG Ally Ryzen Z1 usa os mesmos componentes da versão Extreme. Isto significa menor capacidade gráfica, talvez, mas mantendo-se toda a comodidade e portabilidade. Assim, contamos com 16 GB de memória LPDDR5 de 6400 MHz, 512 GB de armazenamento PCIe Gen 4 e uma ranhura para cartões microSD UHS-II para expandir a capacidade de armazenamento. Tal como a versão mais potente, esta Ally pode ligar-se a uma gráfica externa XG Mobile para obter músculo adicional.
O suporte WiFi 6E assegura que a Ally mantém uma ligação sólida, quer seja num combate multijogadores ou em streaming a partir da Xbox Cloud Gaming, mesmo em redes congestionadas.
O ecrã é também o mesmo, um painel FHD (1080p) de 120 Hz com suporte para FreeSync Premium, 7″ de diagonal e 7ms de resposta.
A ROG Ally já está disponível em Portugal com um PVP recomendado de 699,99€, menos 100€ que a versão Extreme.