A Alcatel é das marcas com mais história no mundo dos telemóveis e smarpthones, mas não é exactamente uma das que corre pela ascensão ao topo. Pelo contrário, a Alcatel é o tipo de marca na qual conseguimos encontrar algumas pérolas no segmento budget entre os 200 e 300 Euros. Bom, e é precisamente aqui que encaixa o Alcatel A7, o percursor de uma nova família de equipamentos que inclui ainda o Alcatel A7 XL, um dispositivo que se coloca num segmento algo acima, com as suas duas câmaras e construção em metal.
Mas, com um preço a começar nos 229 Euros, o Alcatel Idol A7 quer ter muito para oferecer e começa por um grupo muito completo de características. Continuem a ler para conhecer melhor este equipamento ou passem desde já para o nosso unboxing vídeo.
Características principais
- Processador: Mediatek MT6750T (4×1.0 GHz Cortex-A53 & 4×1.5 GHz Cortex-A53)
- Memória: 3GB de RAM, 32GB de armazenamento interno;
- Câmara principal: 16MP f/2.0;
- Câmara frontal: 8MP;
- Ecrã: 5.5 polegadas FHD
- Sistema operativo: Android Nougat;
- Bateria: 4000mAh;
- Conectividade 4G: sim;
- Leitor de impressões digitais: sim
- NFC: sim
- Bluetooth 4.2
- Carregamento rápido: sim
Design e construção
O Alcatel A7 leva-me de volta ao Pop 4S que me impressionou por então pela qualidade do design em plástico e mostrou que este material ainda tem muito para dar. O Alcatel A7 evoluciona essa filosofia e apresa quanto a mim um design muito bem pensado, com o plástico negro gravado com uma textura fina que dá alguma tracção e deverá ajudar a manter as dedadas longe.
Como de costume, é no pormenores que está o interesse, e o negro do smartphone é contraposto por tons dourados e cobre em tordo na câmara, leitor de impressões digitais e mesmo na teclas teclas de bloqueio e de volume, elementos tão frequentemente esquecidos.
À frente, o ecrã tem bezels típicos para o seu segmento de preço e encontramos aí muito destacados o auscultador e o microfone. Tem sido quase típico na Alcatel colocar na base do ecrã teclas capacitativas, mas desta vez as teclas são no ecrã porque o microfone também faz as vezes de altifalante áudio.
Com um design convencional, o Alcatel A7 faz boa utilização dos seus diversos elementos de construção, parecendo ter uma qualidade visual acima do seu preço. A opção pelo preto e pelo dourado é certamente interessante pelas suas conexões a uma imagem de prestígio.
Hardware e sofware
Com um octa-core MediaTek MT6750T equipado com 3GB de RAM e 32GB de armazenamento interno, um ecrã de 5.5 polegadas FHD e sem saltar o leitor de impressões digitais e tecnologia NFC, o Alcatel A7 é o mais moderno equipamento da marca nesta gama de preço e parece uma opção bastante completa para um orçamento contido.
Parecece-me claramente um equipamento destinado a um público mais jovem, onde a Alcatel tem feito excelentes apostas como o recente A5 LED. Digo-o pela importância colocada nas câmaras fotográficas, com flash frontal para a câmara dianteira. Na face traseira, uma câmara de 16MP F2.0 fará a festa.
Ler mais: Review Alcatel A5 LED
No entanto, o que me deixa mais interessado é mesmo a bateria de 4000mAh. veremos quanto tempo demorará a carregar, mas o valor é bastante interessante para utilizadores intensos, numa era de baterias curtas.
Entretanto, do lado do software, contamos com o ainda moderno Android Nougat e uma interface típica da Alcatel, com poucas apps repetidas e que se comporta geralmente bem. A Alcatel dá-nos mesmo a possibilidade de clonar apps de redes sociais, permitindo a utilização de duas contas em simultâneo.
De resto, embora o MediaTek MT6750T seja um modelo de gama de entrada no que diz respeito a octa-core, é um dos chips de maior sucesso da MediaTek e podemos encontrá-lo em inúmeros equipamentos recentes com o UMiDIGI Crystal, Leagoo KIICAA Mix ou o Ulefone Mix. Neste primeiro contacto com o equipamento, o sistema respondeu bem e sem entraves, e veremos como se comporta o Alcatel A7 sob carga mais intensa, mas com esta combinação de processador octa-core e 3GB de RAM julgo que teremos aqui um equipamento muito interessante pare este preço.
Expectativas
Bom, nesta gama de preço a maioria dos smartphones são relativamente básicos pouco excitantes, mas o Alcatel A7 tem a solidez de especificações e um bom design para ser a excepção à regra. Quem procurar um equipamento sem vícios num orçamento limitado fará bem em olhar para aqui.
Fiquem atentos às nossas páginas, e saberão mais sobre esta nova aposta da Alcatel no mercado nacional.