Crescer nos anos 80 significa horas a fio a jogar com os amigos algumas das mais icónicas consolas de então, o ZX Spectrum sendo a minha favorita, porque o meu double decker de cassetes deu uma contribuição tremenda às bibliotecas de gaming de muito puto. No entanto sim, nas guerras de consolas de então, todos nós conhecíamos o Commodore 64 e comparávamos opiniões ainda com dentes de leite.
Três décadas passadas desde o seu lançamento, no entanto, o Commodore 64 tornou-se provavelmente a primeira consola dos anos 80 a ter um jogo de realidade virtual e óculos VR a condizer!
A proeza foi conseguida por jim_64, alcunha que não daria desde logo pistas quanto à consola favorita deste programador, certo?
Ora, inspirado pelo projecto escolar da filha, jim_64 resolveu fazer óculos VR para a consola da sua infância, é assim nasceu algo para o qual o Commodore 64 nunca foi pensado.
E hoje em dia, se podemos ter que gastar largas centenas de Euros para poder jogar computador em realidade virtual, os gráficos do Commodore não eram particularmente exigentes. Jim conseguiu criar assim um headset por menos de €50, juntando um par de óculos baratos a um LCD modesto e aos conectores adequados.
Assim nasceu o inimaginável! Mas Jim tinha um problema adicional: os jogos do Commodore 64 não estavam preparados para ser jogados em realidade virtual. Pouco inclinado a desistir, Jim fez simplesmente o seu próprio jogo: “Street Defender” e aprendeu por tentativa e erro como criar a moção tridimensional em jogos de gráficos básicos.
Portanto, se estás a pensar gastar umas mocas numa Vive, não o faças. Saca o pó do teu Commodore e aproveita a vida como se fosse 1982 outra vez!