O Android Oreo (Go Edition) tem sido um dos maiores sucessos da Google desde que foi anunciado o ano passado para dispositivos com recursos limitados, prometendo consumir menos espaço e processamento, para dar aos smartphones baratos uma experiência de utilização mais fluída e ao mesmo tempo o acesso total aos principais serviços da Google. O anúncio do Android 9 Pie (Go Edition) mostra um sistema operativo ainda melhor nas suas competências, face aos recursos que exige.

Para começar, o Android 9 Pie Go Edition ocupa menos 500MB que o seu antecessor, um valor significativo quanto pensamos que os dispositivos alvo deste Android possuem tipicamente 8 ou 16GB de armazenamento interno disponível.

A segurança levou igualmente uma melhoria significativa, com o Android 9 Pie (Go Edition) a passar a incluir protecção do arranque, e as apps básicas da Google receberam mais optimizações:

 

  • O Google Go passa a ler páginas web e destaca as palavras à medida que as vai lendo;
  • YouTube Go recebe um modo de galeria para os vídeos guardados e utiliza menos dados,
  • Os Google Maps Go passam a fornecer navegação passo a passo;
  • O Google Assistant Go passa a aceitar Espanhol, Português (BR) e Indonésio, e pode controlar o Bluetooth, câmara, lanterna e acrescentar lembretes;
  • O Files Go passa a transmitir ficheiros peer-to-peer a 490Mbps sem recurso a dados móveis;
  • A app de mensagens possui agora metade do tamanho, e o dialer possui identificação de quem telefona e detecção de spam.

Os dispositivos com Android 9 Pie (Go Edition) terão temos de arranque encurtados e ainda um dashboard para controlar o consumo de dados.

Há uma dúvida no ar: do modo que a Google redige o seu artigo, indica que os dispositivos com esta versão do Android chegarão ao mercado ainda este ano, mas não menciona actualizações para os dispositivos já existentes com Android Oreo (Go Edition). A HMD, no entanto, incluiu o seu Nokia 1 na lista de dispositivos a actualizar para o Android P, pelo que assumimos que não existem impedimentos para a actualização da generalidade dos dispositivos Android Go.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui