Numa era em que quase toda a gente tem acesso a planos de dados móveis, e a internet está disponível em qualquer lugar, o que fazer para trazer o nosso carro para o presente? Ter android no carro é possível. Como? Simples, um auto-rádio novo. Várias empresas de automóveis já estão a apostar nisto em carros novos, mas é nos que não trazem que nos vamos focar.

Com o aumento do número de lojas online que enviam para Portugal, tanto da Europa, como fora dela sem nos termos de preocupar com taxas e alfandega, tornou-se mais fácil ter acesso ao mais variado leque de produtos a baixo preço.

Um dos produtos que maior interesse me despertou, foram os auto-rádios com android. Já à vários anos, que existem rádios com softwares próprios, ou até com windows. E já existem também vários com android, mas agora com a descida dos preços, é mais fácil que nunca ter um. Existem vários modelos, uns universais e outros específicos para cada carro.

Auto-rádio Android num Land Rover Discovery de 1996
Auto-rádio Android num Land Rover Discovery de 1996

Para que serve ter android no carro?

Estes auto-rádios, substituem o sistema original do carro, e trazem muitas vantagens em relação aos mesmos. Apresentam todas as funções de um normal, acrescentando outras que trarão muito valor. Estes auto-rádios são autênticos tablets, com android, antena de gps, wifi, bluetooth e ecrãs sensíveis ao toque.

Com acesso à Play Store, podemos fazer tudo e mais alguma coisa. Instalar o nosso navegador de GPS favorito, aceder ao email ou redes sociais. Podemos ver vídeos no youtube, fazer stream de música com o Spotify, e tudo isto directamente a partir do auto-rádio (Supondo obviamente que temos uma ligação à internet, seja por uma rede fixa, ou utilizando o smartphone como hotspot). Estes auto-rádios trazem também a possibilidade de ligar ao telemóvel via bluetooth, por isso pode atender as suas chamadas sem precisar de pegar no seu telemóvel.

Trazem também outras funções mais especificas como um sintonizador de rádio normal, ligação para câmaras de marcha atrás ou frontais. São dotados de ligações para monitores externos e possibilitam a selecção cores variadas para os botões. Estão também equipados com entradas USB ou cartões de memória.

Auto-rádio android num Ford Focus de 2009
Auto-rádio android num Ford Focus de 2009

Encontrará rádios desde 150€, cada um com as suas definições, com processadores, memória interna, memória ram e ecrãs diferentes. Também existem várias versões de android, e cada um trará a sua interface. Mas é sem dúvida uma boa opção para quem deseja dar um pouco de vida ao interior do automóvel. Uns será mais fácil a instalação e outros será mais complicado e terão de ser adaptados, mas se não se sente à vontade para fazer você mesmo existem vários profissionais que tratarão do serviço.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui