A Google tem tentado expandir a funcionalidade e a usabilidade do seu assistente virtual, visto que não há muitas opções boas quando se trata de assistentes de voz digitais para Android. E a partir do Android 8.0, as aplicações de terceiros poderão iniciar o Google Assistant.
Se o seu dispositivo estiver a correr Android Oreo e as aplicações que está a usar actualmente são desenvolvidas para Oreo, então pode iniciar o Google Assistant facilmente a partir dessa aplicações. Isto provavelmente será feito para se assemelhar à Alexa da Amazon, que possui uma excelente integração de aplicações de terceiros.
Também é novo no Android Oreo, aplicações específicas agora podem solicitar calibrações de ecrã específicas conforme necessário. Por exemplo, o OnePlus 5 possui dois modos de calibração de ecrã, sRGB e DCI-P3. Com o Android Oreo, uma aplicação específica pode solicitar a calibração sRGB, mesmo que o OnePlus 5 esteja a usar DCI-P3. Esta funcionalidade é encontrada no Android SDK26, portanto, apenas aplicações projectadas especificamente para Android Oreo serão capazes de fazer isso, e com smartphones que suportam diferentes calibrações.