Ainda não vimos muitos chips com os Cortex-A75, destinados desde o início a serem o cavalo de tiro dos processadores mais potentes, mas a ARM já anunciou os novos Cortex-A76 e, como seria de esperar, oferecem uma performance muito superior, com um corte de 40% no consumo energético.

Mas se estas parecem novidades mais do que expectáveis, pelo que nada surpreendentes, a ARM levantou a tampa ao mercado destes novos núcleos: computadores portáteis.

Não é segredo que a ARM quer chegar ao mercado dos laptops, e ainda hoje falamos de uma próxima geração de equipamentos portáteis com chips Snapdragon, mas apesar do comportamento excepcional em termos de autonomia, quanto à potência a ARM ainda tem um longo caminho a trilhar. Ora esse caminho pode ter dado agora um grande passo: se os Cortex-A76 prometem 35% mais potência face aos A75, a performance em portáteis duplica face aos A73 presentes no Snapdragon 835.

O Cortex-A76 é ao mesmo tempo o primeiro núcleo de segunda geração com tecnologia DynamIQ, permitindo a sua inclusão em processadores assimétricos, mas quadruplica também a capacidade do processador para tarefas de inteligência artificial e aprendizagem automática.

A ARM também anunciou a nova Mali-G76 GPU que será capaz de codificar vídeo 8K a 30fps e aumentará significativamente a capacidade de processamento gráfico face à Mali-G72.

Tendo em conta que os rumores mais recentes apontam para a existência de um Snapdragon 1000 desenvolvido especificamente para portáteis, é possível que estes novos núcleos sejam parte da sua futura arquitectura.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui