Demorou, mas a Canon converteu-se ao mirrorless e é cada vez mais apelativa neste tipo de câmaras. A prova disso é a Canon EOS R3 que a Canon fez o favor de anunciar hoje, com um levantar do véu bastante excitante.
Sejamos claros: a R3 ainda não é. Ela será. A Canon anunciou estar a desenvolvê-la, revelando detalhes muito peculiares e excitantes (já o disse?). A Canon EOS R3 será efetivamente desenvolvida em torno de um novo sensor CMOS BSI sobreposto, o primeiro alguma vez numa Canon. Mantendo a tradição, o sensor será desenhado e produzido pela marca.
Esse é o primeiro ponto. A Canon não revelou a resolução ou as especificações técnicas deste sensor, mas não restam dúvidas para já de que será uma peça de hardware muito avançada, porque a EOS R3 será uma câmara desavergonhadamente para ação com uma cadência máxima de 30fps com seguimento AF/AE.
A câmara manterá o Dual Pixel para o foco, com rastreio de olhos, cabeças e corpos, mas a Canon promete ainda um novo segmento de rastreio focal, mas mantém para já o segredo. Reparem que a Canon EOS R3 permitirá aos fotógrafos focarem diretamente com os olhos: bastará que concentremos o nosso olho no objeto a focar e a câmara será capaz de o focar sem sermos de andar a selecionar à pressa pontos de foco. Será a primeira vez que uma câmara digital Canon conta com esta tecnologia, que a própria marca implementou na EOS-3 de rolo, vão mais de 20 anos.
Quanto à construção, a Canon EOS R3 é muito claramente uma câmara profissional, construída em torno de um punho duplo para ser facilmente agarrada em modo de retrato ou paisagem, sem qualquer necessidade de uma pega destacável. O corpo é resistente à poeira e intempéries.
É muito curioso que a Canon invoque este tipo de características (resistência ao clima) por analogia à 1D, o colosso da Canon para fotografia de desporto. Por mais que a Canon não considere esta câmara uma sucessora para esta câmara impressionante cuja geração Mark III foi anunciada o ano passado, a sua excelente cadência de disparo coloca-a certamente no mesmo segmento e, francamente a Canon precisa de uma câmara mirrorless sem restrições para a gama alta da fotografia de desporto de alta competição. Será esta a câmara?
De minha parte, quero ver esta câmara de todos os ângulos, perceber o LCD na ombreira, o posicionamento dos dials. Mas terei de esperar.
Descubra mais sobre a Canon EOS R3.