Estamos naquela altura do ano para a qual nem precisamos de um alerta de calendário. Basta começarmos a espirrar e sabemos perfeitamente que o pólen anda no ar e, como diz a música, “love is in the air”, mas porque até os escaravelhos gostam e é só casca, também o pequeno microcosmos da nossa habitação entra no pico do seu ciclo reprodutivo. Isso significa jantares românticos de ácaros e creches com filas de espera para os pequenos milhões de acarozinhos que vão dar cabo das nossas vias respiratórias. É uma excelente altura para nos lembrarmos que temos um Dyson à espera de salvar o dia.
Mas, olhem outra vez em volta (eu faço isso frequentemente): a casa parece limpa, brilhante, sem uma única partícula de pó em… bom, exceto se tiverem gatos. Se tiverem gatos não há glorificação que chegue. O problema é que, mesmo após uma limpeza extensa, existem sítios que negligenciamos e que constituem pontos de acumulação de pós e partículas que continuarão a ter um efeito negativo na nossa saúde respiratória. Falemos então desses sítios.
Dennis Mathews, investigador científico de microbiologia na Dyson, afirma que há lugares que as pessoas descuidam durante uma limpeza profunda e dá conselhos para ajudar a eliminar o pó visível e invisível nos cantos difíceis de alcançar. Conheça os seus conselhos para uma limpeza rápida, mas em profundidade, incluindo aqueles cantos esquecidos em que se acumula pó.
“Muito poucas pessoas pensam no pó que se acumula nas suas casas e normalmente limpam só o que se vê. Certamente que aspirar ao longo de todo o ano é importante para manter um lar limpo, mas a limpeza de primavera é perfeita para eliminar o pó visível e invisível dos cantos das nossas casas que normalmente esquecemos de limpar na nossa rotina de limpeza diária ou semanal”, explica Dennis.
Para ter a certeza de que acaba com o pó e com as alergias na sua casa, leia os conselhos do nosso microbiólogo para eliminar o pó dos dez cantos esquecidos da sua casa durante a limpeza de primavera:
63% das pessoas esquecem-se dos tetos
A composição de alguns tetos tende a acumular pó e teias de aranha; aspirar pode ser um modo fácil de limpá-los. Use uma cabeça com uma escova suave para limpar superfícies grandes e escolha uma boquilha fina para os cantos mais estreitos. Um aspirador leve e sem cabo é uma boa solução para limpar as partes mais altas.
54% das pessoas esquecem-se das paredes
Em certos tipos de paredes o pó pode contribuir para a formação de bolor, pelo que é importante não as descuidar durante uma limpeza profunda. Elimine o pó das paredes limpando-as com um pano húmido, toalhitas para o pó ou um aspirador sem cabo Dyson. Se tiver de aspirar o teto e as paredes, comece pelo teto para depois limpar o pó adicional que possa ter caído nas paredes, nos móveis ou no chão. Limpar de cima para baixo permite-lhe recolher o pó que vai caindo durante o processo.
53% das pessoas esquecem-se dos colchões
Os colchões podem conter ácaros atraídos pelos ambientes quentes, escuros e húmidos como são as nossas camas. Os ácaros alimentam-se de células da pele (perdemos 1,5 gramas por dia) e ainda mais à noite devido à fricção com os lençóis. Um colchão individual pode acolher milhões de ácaros e cada um deles produz cerca de 20 grânulos fecais por dia, os quais são compostos por uma proteína alergénica que pode provocar reações alérgicas. Aspirar o colchão em ambas as faces contribui para reduzir o número de fragmentos de pele e matéria alergénica e lavar os lençóis e cobertores a 60 °C ou 90 °C ajuda a decompor e a reduzir os alergénios.
49% das pessoas esquecem-se dos rodapés
A limpeza dos rodapés pode parecer uma tarefa árdua, já que é necessário agachar-se e raspar, mas não tem de ser assim. Use uma cabeça para o pó no seu aspirador para poder passá-la em profundidade sobre os rodapés. Deste modo, o pó naqueles cantos e ranhuras é absorvido com rapidez e facilidade sem que tenha de se agachar. Se, depois de ter aspirado, continuar a ver sujidade incrustada ou manchas, use um pano húmido e água morna para removê-las suavemente.
49% das pessoas esquecem-se das camas dos animais de estimação
Tal como os colchões, as camas dos animais de estimação albergam ácaros, que se deleitam nos pelos dos animais. Se for possível, lave tudo o que seja separável a 60 °C ou 90 °C. Como alternativa, use a miniescova motorizada no seu aspirador na modalidade manual para remover todos os pelos do seu animal de estimação, a pele morta e os alergénios.
48% das pessoas esquecem-se dos abajures e dos candeeiros
O pó também se acumula nos abajures dos candeeiros e de teto, acabando por se queimar por meio das lâmpadas quentes para depois se deslocar pela divisão através da corrente de ar morno que geram. Use uma cabeça com escova suave com um adaptador para conseguir alcançar os pontos mais altos dos candeeiros. Evite usar panos húmidos próximo das fontes elétricas.
43% das pessoas esquecem-se das estantes
Para uma limpeza mais profunda, comece por remover tudo o que tem nas estantes. Comece a aspirar as prateleiras superiores para não deixar nenhuma partícula de pó que possa cair nas inferiores. Use uma cabeça com uma escova suave no seu aspirador com um adaptador para remover o pó nos pontos mais altos. Use um pano húmido para limpar as manchas e deixe secar antes de voltar a colocar os objetos. Se possível, desprenda-as da parede e aspire debaixo dos móveis (se vir que há pó, provavelmente estará repleto de ácaros).
43% das pessoas esquecem-se das cortinas e das persianas
O pó acumula-se nas cortinas e nas persianas e os ácaros também podem desenvolver-se nos têxteis em conjunto com a contaminação aérea, partículas de borracha e pólen que entra de fora pelas janelas. É recomendável que as aspire com uma escova suave ou as lave (se for possível).
40% das pessoas esquecem-se das escadas
É fundamental usar as ferramentas adequadas para limpar as escadas. Um aspirador sem cabo é um bom começo, pois é mais leve e oferece uma maior versatilidade na modalidade manual. Comece pelo cimo das escadas e aspire as extremidades com uma boquilha mais estreita. Aspire primeiro as extremidades e depois use uma miniescova motorizada na modalidade manual para limpar os degraus, começando sempre pelo topo.
38% das pessoas esquecem-se dos chuveiros
Quando limpar o chuveiro em profundidade, tenha em conta o tipo de azulejos da casa de banho e escolha o produto de limpeza adequado para esse tipo de superfície. Aplique o spray de limpeza sobre a superfície, aguarde até que faça efeito e enxague cuidadosamente. Siga sempre as instruções do rótulo do produto que utilizar. Não se esqueça de ventilar a casa de banho durante a limpeza ou quando estiver a utilizar o chuveiro; pode abrir uma janela ou usar o ventilador exaustor. O aumento dos níveis de humidade na sua casa, mesmo que seja apenas de uma hora e meia por dia, pode dar lugar a ácaros microscópicos que se instalam no pó.
Se, como eu, se conseguem rever em pelo menos 4 destes pontos, eis porque estão a ler isto com o nariz a arder e nem 9 da manhã são ainda.