Como aficionado das novas tecnologias, tenho o máximo respeito pelo Essential PH-1 também conhecido vulgarmente como Essential Phone. Mas depois dos atrasos na disponibilidade do dispositivo vieram as acusações de que os envios ainda não estavam a ser feitos, apesar da compra ser cobrada. Agora, quando tudo parecia estar a regularizar-se, novas informações indicam que os compradores do Essential Phone estão a ser vítimas de um esquema de phishing ou de uma colossal asneira por parte da Essential.
Essencialmente (aham), à luz das denúncias de atrasos nos envios, apesar de serem debitados os cartões de crédito de diversos utilizadores, a Essential terá começado a enviar e-mails a solicitar informações adicionais. Estes e-mails solicitavam assim um documento de identificação, assinatura e morada de envio, dados que geralmente não se solicitam via e-mail e ainda menos dados que se enviem por este método.
Rapidamente o problema alastrou com diversos utilizadores a receberem os dados privados e financeiros de outros utilizadores em cópia. A Essential foi bastante críptica na reacção que teve:
We’re aware of & looking into a recent e-mail received by some customers. We’ve taken steps to mitigate & will update with more info soon.
— Essential (@essential) August 30, 2017
Essencialmente (outra vez), a companhia não diz o que se passa, e diz somente estar consciente de que existe uma situação. As suspeitas de phishing multiplicaram-se e é nesta fase possível que exista de facto um processo de phishing em curso, devido ao mero facto de inúmeros utilizadores disporem agora de dados de identidade de inúmeros outros. No entanto, a Essential não parece ter sido alvo de um ataque, mas sim da sua própria distracção: a Essential configurou mal (e porcamente) a sua lista de e-mail do apoio ao cliente.
O que deveriam ter sido e-mails individuais estavam configurados como e-mails em grupo, e como resultado cada resposta dada a um e-mail aparentemente sem ninguém em CC era recebida por todos os restantes membros da lista. Não existe uma razão lógica para uma configuração tão aberrante, pelo que só por mero acidente ou más intenções poderá este caso ter ocorrido.
Seja como for, a Essential está a acumular rapidamente uma lista de azares e problemas que podem ameaçar a sua credibilidade, antes mesmo do Essential PH-1 chegar aos consumidores.