A grande questão nos veículos eléctricos é a facilidade de carregamento, e a BMW quer mudar a dependência dos cabos para uma maior polivalência nas possibilidades de carregamento, com o lançamento de uma plataforma de carregamento eléctrico wireless.
Esta é uma tecnologia já muito frequente em smartphones, e agora também presente nos mais recentes iPhone 8, mas não nos automóveis. O problema é a condutividade do metal e a sua incompatibilidade com o carregamento wireless, o que tem impedido a sua utilização alargada.
Mas a BMW estará prestes a lançar uma plataforma de carregamento wireless destinada ao seu BMW 530e iPerformance, um híbrido plug-in com uma bateria de 9.4kWh.
A plataforma ou tapete de carregamento wireless será colocada sob o veículo, conectada a uma tomada normal. Serão sensores no carro e no tapete a fornecer então indicações ao condutor para que o veículo seja posicionado correctamente.
A partir daí, a corrente será suficiente para uma carga completa em 3.5 horas.
A opção por tecnologia wireless é francamente mais limpa e elegante, face a um cabo conectado directamente ao veículo. Existe aqui o potencial para maior comodidade, já que poderemos aproveitar mais facilmente tomadas em diferentes posições e porque será mais simples pela manhã simplesmente ligar o carro e sair sem termos que perder tempo com cabos desajeitados.
O BMW 530e iPerformance será o primeiro
A gama iPerformance da BMW inclui diversos modelos, mas será o 530e iPerformance o primeiro a receber o carregamento eléctrico wireless, já no início do próximo ano.
Só mais tarde a tecnologia será alargada aos BMW i3 e BMW i8 e à restante gama iPerformance.
O BMW 530e iPerformance PHEV terá uma velocidade de ponta de 235Km/h, com uma aceleração dos 0-100 em 6.2 segundos. Em modo de condução totalmente eléctrico, o BMW 530e terá uma velocidade de ponta de 140Km/h e uma autonomia de 50Km.
O preço do tapete de carregamento Wireless não foi divulgado