Existe uma cada vez maior preocupação com as falsificações de imagens e vídeos, graças ao avanço da tecnologia dos programas de edição e da inteligência artificial que autoriza a adulteração quase indetetável de imagens. À procura de proteger artistas e outros, a Sony introduziu agora uma tecnologia anti-falsificação que permite detetar qualquer alteração feita a uma imagem, protegendo-a contra utilização fraudulenta
Com esta funcionalidade destinada a utilizadores empresariais, e com o modo de assinatura ativo na câmara, cada imagem é assinada de forma criptográfica e protegida. Qualquer modificação dos pixéis, adulteração ou falsificação cancelará a assinatura da imagem via deteção da manipulação ao nível do próprio servidor de certificados.
Pode parecer pouco interessante ao nível particular, mas oferece realmente garantias adicionais a agentes nas áreas da saúde, seguros, comunicação social e aplicação da lei, já que permite saber rapidamente se uma fotografia rececionada é efetivamente original e poderá servir de prova.
A funcionalidade está disponível para já na Sony Alpha 7 IV, e será alargada a outras câmaras futuramente, com a Sony a comprometer-se a continuar a procurar formas de reforçar a resistência das suas tecnologias a qualquer manipulação.