Luminosidade e resolução são certamente dois dos pontos mais importantes num ecrã moderno de smartphone, e com a tecnologia hoje em dia, a maioria dos ecrãs conta com uma densidade de pixéis abaixo dos 500 pixéis por polegadas, com apenas os ecrãs de resolução 2K a superarem marginalmente esse valor. Entretanto, o brilho também tende a ficar por volta dos 500 nits, com valores superiores a serem atingidos apenas por monitores e televisores de gama alta, ou smartphones de topo, como o Samsung Galaxy S10 que chega aos 1215 nits. No entanto, um fabricante de Hong Kong conseguiu criar um painel que excede todas estas estatísticas.

A Jade Bird Display (JDB) apresentou um ecrã microLED capaz de atingir 2 milhões de nits de luminosidade, algo que exige a utilização de óculos de sol para poder ser visualizado sem risco para os olhos. A luminosidade num ecrã está dependente da corrente aplicada a cada pixel e por isso este painel ainda não é um painel RGB normal, mas monocromático, fabricado em diversas cores, e que pode levar ao surgimento de ecrãs com mais de 10 pixéis por polegadas com taxa de varrimento de 240Hz.

Eventualmente, a JBD conseguirá criar painéis RGB, mas o caminho ainda é longo. A própria marca é clara quanto aos desafios de conseguir ecrãs com estas especificações em grandes dimensões e, como tal, foca-se nos painéis de pequenas dimensões para equipamentos de realidade virtual. Aqui, a resolução extra alta é muito mais importante, já que a proximidade dos olhos permite mais facilmente observar pixéis individuais e aberrações cromáticas.

Podem descobrir mais sobre estes painéis microLED no vídeo anexo a esta notícia.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui