A empresa estatal de telecomunicações de Cuba, a Etecsa, assinou um acordo com a Google, em Havana, que vai permitir um acesso mais rápido ao conteúdo da gigante americana.
O acordo passa pela instalação de servidores, no país, que aumentam a velocidade de conectividade aos serviços da Google, como o Youtube e o Gmail.
O problema pode estar em que o acordo foi assinado nas últimas semanas de presidência de Barack Obama, depois serem retomadas as relações entre os dois pais, cortadas desde a Guerra Fria, há mais de 50 anos. O novo presidente, Donald Trump, apresenta vários argumento contra e a favor de melhorar a ligação com Cuba, o que deixa em risco a estabilidade entre estes países e, por consequência, a instalação dos servidores da google na ilha.
O povo cubano vê este acordo como um passo em frente, no entanto, não vai trazer muitas mudança para a realidade do país.
Cuba é um dos países do mundo com menor taxa de conectividade, sendo que a maioria da população não tem acesso à Internet a partir de casa. A única solução são alguns pontos de Wi-Fi que têm custos de acesso muito elevados.