O mundo cada vez se encontra mais “móvel”! De 1939 até agora a tecnologia em muito evoluiu e o que outrora era apenas parte do imaginário de muitos, agora é uma realidade presente e permanente. Em 1939 Sir Alan Turing desenvolveu aquilo que muitos chamam de o “primeiro computador moderno”, a Bletchley Bombe, ocupando um enorme espaço e com uma capacidade imensamente limitada quando comparada com o que temos agora por exemplo no bolso, com um smartphone. Tudo evoluiu, tanto o hardware como o software! Em 1993 a Apple Computer (actualmente Apple), apresentava ao mundo aquilo que se pode chamar de um “smart device”, o Apple Newton, que se tornou um verdadeiro fracasso pois apesar da ideia altamente inovadora, o mundo não estava preparado para uma “mudança tão radical”.
Foram muitos os sistemas operativos para dispositivos móveis, lançados ao longo dos anos, mas numa coisa a maioria deles falhava. O desenvolvimento de aplicações para os mesmos era complexo, carecia de licenças muitas vezes exageradamente dispendiosas e no geral inacessíveis aos “entusiastas”, o que de certa forma acabou ditando o parco sucesso dos mesmos. Ao longo de todos este tempo de evolução, a Google lançou o Android e ao torná-lo open-source, acessível e fácil de se desenvolver para ele, conseguiu arrecadar uma enorme quantidade de aplicações para o seu sistema. É neste momento o sistema operativo com mais aplicações disponíveis, para os mais diversos fins, o que em parte dita o sucesso do sistema android, uma vez que os utilizadores, muitas vezes procuram um equipamento, de acordo com o sistema que querem correr e de acordo com as aplicações que nele querem executar. Logo para muitos quando se fala em smart devices, o pensamento imediato é no android!
É aqui que o título deste artigo se tornará óbvio para quem ainda não se recordou! Em 1985 faz brevemente 30 anos era lançado o Windows 1.0. Steve Ballmer gritava no anúncio “Developers, developers, developers”, numa frase que se tornou icónica desse personagem das novas tecnologias! Recentemente foi publicado um estudo, indicando que o número de programadores de aplicações para dispositivos móveis, atingiu os 12 milhões em 2016 e deverá superar os 14 milhões até 2020. Em 10 anos este número subiu de apenas 2 milhões para 12 milhões e continua a crescer! Paralelamente a este facto o sistema operativo Android continua a aumentar o seu market share que neste momento, segundo dados da “Statistica”, se situará nos 86.2%, muito à frente de todos os outros concorrentes!
Este aspecto não deixa de ser realmente interessante! Cada vez temos mais dispositivos com Android e cada vez existem mais programadores de aplicações para dispositivos móveis! Neste especto os portugueses cada vez mais “mostram a sua raça”, como diria um velho publicitário de uma conhecida marca de automóveis, produzindo cada vez mais app’s e cada vez mais jogos, recuperando de certa forma a tradição de “game developers” da década de 80, do século passado! Desde estudantes a entusiastas, empresas, programadores profissionais, miúdos com boas ideias, cada vez neste país se fazem mais jogos para Android, aproveitando funcionalidades, tirando partido das capacidades dos dispositivos, dando “novos mundos ao mundo”.
Desde simples app’s para encontrar os melhores descontos nas compras, até jogos mais ou menos elaborados, aplicações que ajudam por exemplo a saber qual a farmácia de serviço, ou até a fazer pagamentos de compras, em Portugal, fazem-se muito boas aplicações móveis e em especial para Android!
Numa altura em que o mundo é cada vez mais tecnológico e a programação cada vez mais uma “forma de arte”, acessível a todos, creio que nos próximos tempos, muito se vá evoluir em termos de aplicações e capacidade dos equipamentos a correr o sistema Android. De uma forma geral o mundo segue uma tendência de cada vez se ser mais “app dependente”, em que para tudo e mais alguma coisa existe uma app móvel! Nesse mesmo sentido creio que um “próximo” anúncio de app, possa ser realmente “mobile developers, mobile developers, mobile developers”, talvez sub-seguido de algo como “changing the world on every single word”! Porque como costuma dizer um amigo meu “o nosso dever enquanto programadores, é aprender o que conseguimos, melhorar o que podemos, ensinar o que sabemos, melhorar o que tocamos, para os que nos seguirão”.
Só para não terminar sem uma curiosidade sobre Android: os programadores do seu kernel, realmente têm sentido de humor! A julgar pelo seguinte comentário no código “/* xxx: feature? maybe some dotfiles are okay */” ! 😀 Feature ou bug? Sabem em que ficheiro se encontra este comentário ?