A BMW tem estado na vanguarda do carregamento eléctrico de veículos. E a prova disso mesmo, é o novo programa que a marca alemã apresentou para gerir o carregamento dos veículos eléctricos, ajudando a economizar dinheiro e obtendo mais da energia solar: Digital Charging Service.
A nova tecnologia da BMW, que tem o nome de Digital Charging Service (DCS), tem como objectivo vir a gerir melhor os carregamentos eléctricos, poupando assim dinheiro ao utilizador, assim como pretende obter cada vez mais energia através das instalações solares domésticas.
O programa DCS irá procurar tirar o máximo partido das tarifas de electricidade e da energia solar quando ela existe. Combinado com a própria estação de carregamento da BMW, a BMW i Wallbox, o sistema será completamente autónomo e irá gerir as suas sessões de carregamento de forma a manter o veículo eléctrico carregado com o menor custo possível para o utilizador, ou usando o máximo de energia solar possível.
A BMW explica melhor a “tarifa-optimizada” do DCS:
“No caso da tarifa optimizada, o Serviço de carga digital da bmw irá alinhar o carregamento do veículo eléctrico com a tarifa que o cliente possui”
Na prática, isto significa que a BMW irá procurar sempre que o veículo seja carregado através da corrente eléctrica no horário em que o cliente está a pagar o valor mais baixo de energia. Em Portugal, isto é bastante útil para os utilizadores que têm a chamada tarifa Bi-Horária.
No caso do carregamento através da energia solar, o sistema é muito semelhante, mas para tirar o máximo de rentabilidade possível da energia solar. No entanto, aqui o sistema vai mais longe, recorrendo a previsões do estado do tempo e também ao consumo diário de energia eléctrica na habitação, como a BMW explica:
NO caso do Carregamento energia solar, o serviço de carga digital da BMW está alinhado com o sistema fotovoltaico doméstico. o dcs prevê a energia solar que estará disponível com base na previsão do tempo, jogando com a quantidade de electricidade não consumida em casa”
Isto significa que o DCS da BMW irá sempre procurar um equilíbrio de forma a que o consumo de energia eléctrica em casa também não saía do bolso do utilizador só porque o carro está a carregar.
Juntamente com este novo sistema de carregamento, a BMW irá lançar dois novos modelos da BMW i Wallbox, incluindo um modelo com WiFi, o que irá permitir acompanhar o programa DCS.
Sobre os novos carregadores, a BMW também lançou alguns novos detalhes. Ficamos a saber que serão capazes de lidar com correntes trifásicas até 22KW. O modelo BMW i Wallbox Connect é o topo de gama destes sistemas de carregamento e possui a tal ligação WiFi.
Para já, o novo Digital Charging Service (DCS) da BMW estará disponível para os proprietários de um BMW i na Alemanha e na Holanda, sendo que outros países também terão acesso a esta nova tecnologia num futuro próximo.