Há televisões mais pequenas do que o novo AGON by AOC AG405UXC, mas para quem quer realmente dominar o campo de batalha, o novo monitor ultrawide apresenta argumentos de peso, a começar desde logo pela sua enorme diagonal de 1 metro, com o aspeto 21:9 a permitir-nos ver com mais área lateral cada ponto da arena, para que nada nos escape.
Para um monitor destas dimensões, e para a sua resolução de 3440 x 1440, o AG405UXC é impecavelmente rápido, oferecendo taxa de atualização de 144Hz e 1s de MPRT, para gráficos fluídos e ágeis, capazes de acompanhar os jogos com animações e movimentos mais complexos e rápidos. A sua grande área lateral, além das inúmeras vantagens para controlo da área de competição, também oferece vantagens para multitasking e trabalho gráficos que requeiram todo o espaço disponível.
Este monitor é algo semelhante ao novo monitor Philips que mencionamos ontem, com um painel IPS sem molduras em três lados, embora desta feita seja plano. Inclui igualmente um hub USB e uma porta USB a partir da qual podemos alimentar um portátil externo a 90W, valor que chega para uma boa parte de portáteis de gaming, se não os realmente mais potentes e que podem precisar de fontes de alimentação de mais de 100W. Não tem uma webcam porque não é um equipamento vocacionado para trabalho, mas substitui-a bem por duas colunas estéreo de 5W
O AG405UXC também suporta o software intuitivo G-Menu da AOC, permitindo uma fácil personalização das definições do monitor, incluindo cor, overdrive e funcionalidades específicas para jogos, como Shadow Control, Low Blue Mode, Dial Point, e Frame Counter. Também oferece definições para low input lag, garantindo uma jogabilidade rápida e reativa, e suporte para Adaptive-Sync para uma experiência de gaming sem tearing nem stuttering.
O AG405UXC estará disponível a partir de junho de 2023 com um PVP de €649.