Para quem vive na Alemanha ou Holanda, o rapaz (ou rapariga) de motoreta a entregar a sua pizza quente pode ser uma coisa do passado. Nestes dois países, a cadeia de pizzarias Domino’s irá testar robôs de entrega de pizzas.
As boas notícias são que robôs só aceitam grojas em lubrificantes, as más serão quando o robô se despedir com “I’ll be back”.
A Domino’s encontra-se em expansão e espera não ter estafetas em número suficiente para manter o nível de serviço a médio prazo. A Holanda e a Alemanha são, entretanto, locais óbvios para testar a tecnologia, graças à rede viária essencialmente plana e boas ciclovias.
Isto, porque os robôs que serão fornecidos pela Starship Technologies estão preparados para operar em passeios, não estradas. Possuem uma velocidade de aproximadamente 6Km por hora com cargas de 10KG. A bagageira poderá ser aberta via código enviado para o utilizador e terá isolamento para manter as pizzas quentes.
Uma das principais investidoras na Starship é a Daimler AG, que pondera a utilização de comerciais Mercedes autónomos que poderiam servir como guía de distribuição destes veículos autónomos mais pequenos.