A Dyson é um nome incontornável no mundo dos aspiradores. A marca Britânica prima-se de ninguém conhecer a ciência do ar como ela, e por isso os aspiradores Dyson são dos mais cobiçados equipamentos da higiene doméstica. Agora, a Dyson deixa definitivamente de se limitar ao ar, e passa a dominar um segundo elemento: a água, com o Dyson WashG1.

Depois da primeira experiência com o Dyson V15 Detect Submarine e a sua cabeça com mopa elétrica, o Dyson WashG1 é um verdadeiro aspirador para soalhos molhados, uma área que é um verdadeiro desafio de engenharia, pois muitas outras marcas se lançaram neste segmento com resultados mais ou menos duvidosos. Entre os grandes problemas da aspiração a molhado é obviamente o acabarmos com resíduos enlameados que não são de todo agradáveis de limpar. Ora, com o WashG1, a Dyson não quis começar pequenina, e o novo aspirador oferece aquilo que todos realmente queremos: um ciclo de autolimpeza. Mas… não é tudo.

O Dyson WashG1 recolhe alguma inspiração do excecional OmniGlide, com as suas duas escovas contra-rotativas, permitindo-lhes concentrar os detritos no centro da cabeça mista de lavagem e aspiração, onde podem ser mais eficientemente captadas. A enorme capacidade de rotação da cabeça, em conjunto com a sua baixa altura também lhe autorizam uma agilidade superior, com a contra-rotação dos rolos a facilitar movimentos omnidireccionais sem uma força direcional prevalente.

“A limpeza húmida é considerada globalmente uma tarefa necessária e a carga necessária tem sido alvo de uma vasta gama de aspiradores destinados a piso molhado. Apesar disso, as expectativas dos utilizadores muitas vezes saem goradas, quando se trata de remoção de manchas, desempenho na recolha e finalização do piso. Os engenheiros da Dyson resolvem os problemas que os outros ignoram e nós respondemos ao desafio de criar a melhor tecnologia. O Dyson WashG1™ é o resultado disso; a nossa primeira máquina húmida destinada a lavar pavimentos sólidos, de forma adequada e higiénica.” – Charlie Park, VP de Floorcare da Dyson

Separação exclusiva de detritos e água

Ora, para evitar que acabemos com um depósito enlameado, a estas escovas a Dyson junta uma tecnologia de separação própria, que separa logo na fonte os detritos e a água suja, permitindo que a água ocupe o depósito a si destinado e sem partículas de grandes dimensões.

A tecnologia inclui uma malha de 500 micrones para separar a água suja dos maiores restos, sendo que depois uma bomba de extração leva a água até ao depósito sanitário de 800ml. Os detritos ficam, por seu turno, na própria cabeça, em depósito próprio e facilmente amovível. As superfícies internas da cabeça foram também especialmente concebidas para que não tenham superfícies ou fendas afiadas, impedindo que estas estruturas sirvam como o usual acumulador de lixo que são por regra.

Hidratação controlada para pavimentos perfeitos

Se o Dyson V15 Detect Submarine coloca sobre o soalho um fino filme de água que seca rapidamente, o Dyson WashG1 vai bem mais longe e é uma solução completa de aspiração a húmido, mesmo para os soalhos mais difíceis.

Um depósito de 1L permite limpar até 290m2, com um preciso controlo de hidratação para que a água dispensada seja proporcional aos resíduos e à dificuldade da sua remoção. Os modos baixo, médio e alto são executados continuamente, uma vez selecionados, para proporcionar altos níveis de hidratação, respetivamente. Cada modo também apresenta três configurações adicionais de sensibilidade, o que permite um ajustamento às necessidades individuais de limpeza. Um botão de modo boost separado limpa cada rolo com a quantidade máxima de hidratação, isto, quando pressionado, para remoção da sujidade mais teimosa e manchas secas.

Portanto, nada ficará de sujo no chão. Ademais, a Dyson equipa cada um dos rolos com um motor afinado para manter uma velocidade consistente com o modo de hidratação. Ou seja, não vamos ensopar o chão, porque com mais água aumentará também a fricção, para soltar mesmo os detritos mais teimosos.

“O desempenho da remoção de manchas depende da correlação entre hidratação do piso e agitação aplicada. Projetámos a nossa máquina para permitir que os seus proprietários tenham controlo total, o que permite uma limpeza profunda e de forma eficaz nas suas casas”. – Charlie Park, VP de Floorcare da Dyson.Autolimpeza? Sim!

Qualquer aspirador tem uma parte muito menos agradável que a aspiração: a limpeza do depósito. E isso é ainda mais verdade nas opções de aspiração a húmido, com os rolos a ficarem sujos, ensopados… no-jen-tos.

Ora, se o Dyson WashG1 tem um depósito de água limpa de 1L e um depósito sanitário de 800ml, para quê a diferença? Bom, não será só por aí, mas a beleza do WashG1 é que não só foi concebido para separar líquido e detritos e facilitar a manutenção, como inclui um modo de autolimpeza que lava os dois rolos com água limpa e na configuração de pressão mais alta, de forma a preparar todo o sistema para a próxima limpeza.

Portanto, temos aqui um equipamento que leva os aspiradores Dyson um passo mais à frente. É mais do que uma cabeça com mopa elétrica, é mais do que uma mopa: de facto é todo um sistema de aspiração a húmido, pensado para remover detritos e deixar o chão brilhante numa única passagem.

Ora, e quando o poderemos ter em nossa casa? O aspirador Dyson WashG1 estará disponível a partir de Maio de 2024 nas lojas online Dyson e nas lojas Dyson Demo, com um preço de venda ao público no valor de 699,00€.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui