Há ecrãs duplos, ecrãs a 360º e há ecrãs aos quais podemos acoplar um teclado wireless. A Lenovo não é nada estranha a ideias fora da caixa e em busca da produtividade máxima, com o Lenovo ThinkBook Plus Gen 5 Hybrid a marca inverteu um pouco a coisa: não temos um ecrã ao qual podemos juntar um teclado, temos um computador portátil do qual podemos destacar o ecrã que instantaneamente se transforma num tablet Android. Como assim? Assim mesmo: enquanto andamos a tentar escolher o equipamento ideal e a pensar em como seria porreiro ter dois OS num único sítio, a Lenovo fez disso a prática.

É um portátil e parece um portátil. Um ThinkBook francamente típico em termos de design, dimensões e capacidades… aparentes. Porque se o abrirmos, olhem: é um portátil Windows perfeitamente normal, munido de um Intel Core Ultra 7 com 32GB de RAM e 1TB de armazenamento. O ecrã é uma unidade de 14.5″ com resolução 2.8K OLED. O portátil inclui ainda uma bateria de 75Whr. Tudo somado, um sólido e interessante ThinkBook, típico cavalo de tiro.

Mas, eis que este ecrã se separa e em vez de tentarmos ativar o seguro e dizer que… pá… saiu sozinho, provavelmente já vinha com defeito, de repente temos um tablet, e um potente tablet se querem saber: a bordo encontramos um Snapdragon 8+ Gen 1 com 12GB de RAM e 256GB de armazenamento interno. Um tablet significativamente poderoso, portanto. Uma bateria de 38 watts fornece autonomia alargada a este componente.

E agora? Que raio fazemos com a estação-base? Ora, a porta USB-C liga-se facilmente a um monitor externo para termos novamente um computador completo.

É extremamente interessante que a Lenovo não se tenha focado nesta separação de componentes e esquecido o resto. Uma vez unida a estação-base e o ecrã/tablet, o ThinkBook Plus Gen 5 Hybrid pode usar o hardware ARM no tablet para correr aplicações Android em ambiente Windows. Ou podemos transformar o Thinkbook num portátil Android e regressar ao Windows quando quisermos.

Aquilo que é a “produtividade máxima” tem várias definições e cenários. Não há uma solução perfeita para todos, e cada um de nós se vai safando com o razoável do formato clássico do portátil. A solução da Lenovo para o Thinkbook Gen 5 Hybrid é, por isso, não só extremamente válida, com incrivelmente potente. Afinal, não se trata apenas de ter um portátil Windows para trabalhar, um tablet Android para brincar. O potencial para programadores, investigadores, engenheiros, testers e desenvolvedores de produtos e serviços multi-plataforma é inquestionável.

Mais perto de Setembro teremos informações adicionais quanto a preços e disponibilidade porque… sim. É real. E tem um look muito interessante para ser franco.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui