Não, o Samsung Galaxy S24 Ultra pode não ser o telemóvel ideal para si. O melhor telemóvel do mercado não necessita ser o telemóvel ideal para todo e qualquer um. E pode mesmo não ser perfeito. Apesar disto tudo, não obstante ter cada vez mais concorrência, o Samsung Galaxy S24 Ultra volta a reafirmar todo o estilo e supremacia dos Galaxy S como os smartphones que a concorrência deve tentar igualar.
ewO novo S24 Ultra é uma mistura do velho com o novo, mantendo intactas algumas características do seu antecessor, como a capacidade da bateria e carregamento, além da presença incontornável da S-Pen. Mas, o S24 Ultra, dá passos reais de melhoria em relação ao S23 Ultra, quanto mais não seja pela utilização única do Snapdragon 8 Gen 3, mas há também uma nova câmara com zoom 5X, além de inúmeros predicados ao nível do software, em particular alguns truques muito interessantes de inteligência artificial, cortesia da Google.
Elegância prática
A construção do Samsung Galaxy S24 Ultra exala qualidade, com os excelentes remates do chassis da moldura de titânio. Não aço, não alumínio, mas titânio avançado, e se o design é no geral muito semelhante ao do S23 Ultra e fácil de confundir com este, há uma mudança substancial que salta à vista: o ecrã.
A Samsung pode ter saída a pioneira nos ecrãs curvos, e quem ainda se lembra do inovador Samsung Galaxy S6 Edge tem presente até hoje o impacto tridimensional e elegante daquele primeiro ecrã curvo. Os últimos anos viram avanços e recuos neste tipo de ecrãs, com curvas mais ou menos pronunciadas e, na mais completa loucura, ecrãs a 360º chegaram a ser os sonhos febris de potenciais designers. Mas, para o Galaxy S24 Ultra, a Samsung lembrou-se que quem quer usar a S-Pen gosta de todo o espaço extra que tem ao seu dispor e por isso o novo flagship tem um ecrã… Plano.
Mesmo que possamos gostar de ecrãs curvos, acaba por haver ali uma espessura de de 3-4mm que não dá para utilizar convenientemente com uma caneta. O novo ecrã é por isso muito mais conveniente para escrita e rabiscos, sendo uma alteração muito bem-vinda para a esmagadora maioria dos utilizadores, atrevo-me a dizer. A estética plana encaixa perfeitamente nas linhas mais retas do S24, criando um conjunto muito atraente e decididamente premium.
Mas, o ecrã não é apenas plano. A Samsung introduz o sucessor do Corning Gorilla Glass Victus na forma do Armor. Porquanto este vidro possa reclamar melhorias de resistência face ao Victus, a sua propriedade mais rapidamente visível é uma muito inferior reflexividade. É imediatamente aparente que este painel é menos propenso a refletir luzes, e por isso não só oferece uma utilização superior em ambientes com reflexos de luzes ou resultantes de um céu azul.
O Samsung Galaxy S24 Ultra junta, enfim, o titânio e o Armor a uma certificação IP68, fazendo deste um telemóvel particularmente resistente.
Um ecrã bestial
Um ecrã é um ecrã, mas ao falarmos de um Galaxy S Ultra temos mesmo de falar do facto de estarmos perante os melhores ecrãs do mercado, geração atrás de geração. Nada disso muda aqui, com a responsabilidade adicional deste ecrã ser não só um emissor de imagens, mas também uma folha em branco para o trabalho artístico da S-Pen.
E este é um ecrã de luxo: 6.8″ OLED com resolução 1440×3120, de cores e contrastes excepcionais e uma taxa de atualização dinâmica de 1-120Hz. Imediatamente, notamos como o Corning Gorilla Glass Armor elimina a maior parte dos reflexos, sejam os que funcionam como distração, sejam os que dão pura e simplesmente cabo de toda a experiência. Se os últimos Galaxy S têm ecrãs com brilho suficiente para serem usados em qualquer condição de luminosidade e são geralmente à prova de crítica, com o novo Armor, o S24 Ultra é um salto quântico em qualidade que rapidamente se nota em comparação com outros telemóveis.
Porquanto a Samsung anuncie 2600 nits de brilho, um valor astronómico, é o Armor que é o game changer aqui, permitindo que com menos consumo energético tenhamos o mesmo brilho percepcionado por ausência de reflexos.
A qualidade do ecrã está acima de qualquer reserva. Com HDR10+ (mas não Dolby Vision), detalhes e gama dinâmica são excelentes, e o vídeo tem qualidade soberba, bem ajudado pela resolução elevada do ecrã para oferecer um bom recorte de cada detalhe. De notar que a galeria trata as imagens com HDR para as luzes serem realçadas e as vossas imagens vão ficar melhor aqui do que em outro lado qualquer.
A par com dois altifalantes estéreo, o Galaxy S24 Ultra afirma-se como um portento no multimédia, como não poderia deixar de ser. O ecrã plano favorece imenso a visualização de vídeos com toda a área disponível, e os rebordos absolutamente finos maximizam toda a experiência.
Experiência de utilização
Uma parte integral de utilizar um Ultra, tal como no tempo dos Note, é sacar a S-Pen e começar a fazer… Cenas. Não importa bem o quê, a S-Pen é em igual dose divertida e produtiva. A possibilidade de tirar notas diretamente no ecrã desligado é obviamente um salva-vidas quando estamos numa reunião de surpresa, e toda a experiência de tirar nota continua a mostrar a mesma eficiência de sempre. Exceto que, com o ecrã plano, é a todos os níveis mais intuitiva e agradável. Anotar um documento, registar tarefas numa reunião: tudo isto é apenas parte da diversão.
Como sempre, a S-Pen permite controlar o telemóvel com gestos, determinadas apps, e as possibilidades artísticas são igualmente enormes. Há pessoal a fazer trabalhos fenomenais com os templates disponibilizados, já eu vou mais pelo relax. Com conectividade bluetooth, giroscópio era acelerómetro, a S-Pen é das melhores canetas ativas do mercado e se não traz novidades este ano, a verdade é que não precisa.
Ao nível do Software, o Samsung Galaxy S24 Ultra chega com a OneUI 6.1 sobre Android 14 e há a destacar em especial as enormes capacidades de inteligência artificial. Algumas são exclusivas aos Galaxy S24 e aos Pixel, como o circle to search, ou ao nível da edição fotográfica. Mas a Samsung tem alguns golpes muito interessantes, como seja a tradução em tempo real de uma chamada, significando que o vosso interlocutor ouve a chamada no idioma que precisar, e vocês também.
Já ao nível do hardware, a Samsung oferece exclusivamente uma versão melhorada do Snapdragon 8 Gen 3 com um Cortex X4 acelerado face à versão normal, ou 3.4GHz, junto a 3 Cortex-A720 a 3.15,GHz dois a 2.96GHz e ainda dois Cortex-A520 a 2.27GHz para as tarefas mais menos exigentes. É um excelente processador, fabricado em 4nm pela TSMC e, sem surpresas, será um dos melhores processadores disponíveis no ecossistema Android. No Ultra, tem ao seu dispor 12GB de RAM 4800 MHz LPDDR5X, e isto cria um desempenho irrepreensível.
A Adreno 750 é igualmente uma GPU fenomenal, lançando mão das melhores e mais recentes tecnologias disponíveis para GPUs mobile, resultando na capacidade de correr qualquer jogo com um detalhe incrível. Ainda que a Samsung considere que o favorito dos gamers deverá ser o S24+. Isto no sentido em que oferece um custo-benefício superior, apostando num binómio de processamento poderoso, sem o custo acrescido – por exemplo – da S-Pen. Mas o S24 Ultra está absolutamente acima de qualquer crítica em termos de desempenho para jogos, sendo irrepreensivelmente capaz de tirar o máximo proveito dos gráficos mais evoluídos sem soluçar.
Uma corrida pelo Wild Life Stress Test deu-me resultados curiosos, com uma quebra de performance muito discreta e uma estabilidade de 59.5%, mas com um loop final a chegar perto dos 10.000 pontos, em recuperação acentuada. Mostra-se de resto que o Galaxy S24 Ultra tem desempenho de sobra.
Bateria e carregamento
Com uma bateria de 5000mAh, o Samsung Galaxy S24 Ultra não quebra barreiras de capacidade. O carregamento a bordo também é razoavelmente conservador: 45W. Se a capacidade empalidece por comparação aos carregamentos ultrarrápidos oferecidos por alguma concorrência Chinesa, pelo menos oferece robustez suficiente para uma carga rápida de emergência. 30 minutos a 45W serão suficientes para ultrapassar os 50% de carga.
Não há carregador na caixa, como vem sendo regra, portanto se quisermos tirar o máximo proveito deste carregamento teremos de comprar um carregador à parte. Por outro lado, a bateria de 5000mAh pode igualmente ser carregada a 15W de forma wireless.
Naquilo que importa, os 5000mAh chegam para colocar o Samsung Galaxy S24 Ultra no campeonato dos maratonistas. Uma utilização equilibrada dá para o dia todo e ainda sobra com segurança, em boa parte com recurso ao ecrã desligado para tirar notas, enquanto jogar ocorre até os polegares nos doerem.
Fotografia
Mais certo do que o sol nascer todos os dias, os Samsung Galaxy S catapultam-se diretamente para as melhores pontuações ao nível dos benchmarks de fotografia. Pelo menos ao ponto de serem ou não os melhores ser tanto uma questão técnica, quanto uma questão de gosto. E é assim que, face ao Galaxy S23 Ultra, a Samsung não mexeu em muito, mas a única alteração é realmente grande: há agora uma câmara com zoom 5X.
O setup, no seu restante, mantém-se muito parecido ao do seu antecessor, com uma câmara principal de 200MP num sensor ISOCELL HP2 de 1/1.3″, uma ultra grande angular de 12MP num sensor Sony IMX563, uma teleobjetiva com 3X zoom num sensor IMX754 de 12MP e então a nova câmara de 50MP Sony IMX854 de 50MP. Claro que esta câmara substitui a anterior de 10MP com zoom 10X, mas é preciso ver que essa tinha 10MP de resolução. Com os 50MP, a Samsung consegue não só oferecer zoom 10X com crop de maior resolução, como oferecer ao Space Zoom mais píxeis com que trabalhar. A isto voltaremos.
Mas, falemos desde já da fotografia. A câmara principal de 200MP será obviamente a câmara mais utilizada no quotidiano e, sem surpresas, oferece imagens estupendas em condições ideais de luz. Mais uma vez, vejo-me forçado a usar uma frase que aplico a todos os Samsung: fotografia à prova de tótós. Os resultados serão sempre excelentes, nem que tiremos a fotografia enquanto escorregamos numa casca de banana. Ainda assim, a Samsung é frequentemente criticada por forçar demasiado a nitidez e a saturação, com impacto real em fotografias HDR demasiado forçadas. Eu próprio já o notei.
Não tendo feito um comparativo exato, a verdade é que parece que desta feita a Samsung apostou num processamento de imagem mais natural, menos puxado, e as cores parecem-me mais realistas, os HDR menos forçados do que em gerações anteriores.
Mas, olhemos para o zoom, que é a grande novidade. Até agora, para conseguir um zoom 5x, a Samsung teria que usar uma opção híbrida, com extrapolação a partir da câmara de 3X. Agora, um zoom 5X é obtido pixel a pixel. É um zoom relativamente mais “natural” do que saltar para 10X, principalmente porque o sensor 10X era relativamente pequeno e temos de estar conscientes que estaríamos sempre a tentar encaixar detalhes muito distantes, num sensor particularmente pequeno.
A nova câmara parece simplesmente estupenda, e as imagens a 5X são tão aproveitáveis quanto as imagens da câmara principal. Num range começando pela ultra grande angular até às gamas de zoom, os detalhes e tons são razoavelmente consistentes. Veremos em muita concorrência que é preferível fazer um crop do sensor principal do que optar por usar o suposto zoom ótico da câmara zoom. No caso do S24 Ultra, as câmaras zoom oferecem reais vantagens na preservação de detalhe sem extrapolação e justificam a sua presença.
Efetivamente, comparar uma imagem ampliada a partir da câmara principal face a uma imagem com 5X, mostra-nos detalhes mais nítidos nesta última, tornando patente a sua otimização e justificando a sua presença. À esquerda um crop da imagem original, à direita tamanho equivalente da câmara 5X, mostrando com vantagem os detalhes mais nítidos e limpos.
A resolução disponível significa que temos muito com que brincar quando chegamos ao Zoom 10X. Ainda se preserva nitidez suficiente para apostarmos em algo diferente e menos óbvio.
Algo como puxar pelo zoom, conseguindo apanhar com muito mais relevância os pingos da chuva entre nós e um objeto. Com modo manual ao nosso dispor, não há razão para não levarmos o S24 Ultra ao limite do que é capaz de fazer, explorando ao máximo cada oportunidade.
Porquanto as oportunidades para a fotografia noturna faltaram durante o período de testes com o Galaxy S24 Ultra, deve dizer-se que quando a luz falha, o Galaxy oferece imagens noturnas bastante equilibradas e com detalhe realista, por exemplo ao nível do céu com um aceitável nível de ruído e pouca artificialização do resultado final. Face a gerações anteriores, o Galaxy S24 Ultra parece menos propenso a tingir as imagens com o amarelado dos candeeiros, sem todavia tentar forçar tons neutros como por vezes acontece nas imagens noturnas.
De resto, para os amantes da fotografia, a Samsung oferece amplas capacidades com um modo manual de captura e mesmo um formato RAW para podermos utilizar edições mais agressivas no pós-processamento.
Conclusão
Seria um esticão dizer que o Samsung Galaxy S24 Ultra é um smartphone perfeito. Ainda está atrás da concorrência em termos de velocidade de carregamento, mas também é verdade que este é um ponto que provavelmente não será de somaior importância para quem procura aquilo que o Samsung Galaxy S24 Ultra oferece. E que oferece mesmo?
Além do desempenho sólido oferecido pelo Qualcomm Snapdragon 8 Gen 3 ajustado para as necessidades da Samsung, o Galaxy S24 Ultra oferece algo realmente extraordinário no ecrã cuja proteção com Gorilla Glass Armor faz maravilhas para eliminar reflexos de sol, luzes no geral. Será o melhor ecrã do mercado em termos de facilidade de utilização em qualquer condição. Ao mesmo tempo, o setup fotográfico não faz o malabarismo dos números que oferece alguma concorrência Chinesa com alinhamento de alta resolução a todo o espectro.
Por outro lado, a câmaras de desempenho muito meritório, a Samsung acrescenta a nova câmara 10X de 50MP para uma nova dimensão de polivalência em termos fotográficos. À distância focal base, a 5X ou a 10X, temos toda a liberdade para extrair imagens espetaculares que facilmente se prestam a ir para a nossa galeria nas redes sociais. É uma grande mudança por comparação a uma abordagem onde o zoom tende a ser algo secundário para uns truques sem real relevância artística. O Samsung Galaxy S24 Ultra muda definitivamente esse campeonato.
Depois, há a considerar os novos materiais utilizados no seu fabrico. Do titânio ao Gorilla Glass Armor, o Galaxy S24 Ultra é um smarthone que exala qualidade e mais do que justifica o estatuto de premium. A concorrência é obviamente feroz, e não faltam equipamentos superlativos no mercado, mas ao adicionarmos a S-Pen à equação, então, tal como os seus antecessores, o Samsung Galax S24 Ultra é um pacote completo como não há mais nenhum e as alternativas não o são sem sacrifícios por parte do utilizador.