Citando Mark Twain (que não consta que estivesse a falar de impressoras) “os rumores da minha morte foram amplamente exagerados”. O mesmo se poderia dizer da impressão, tanto ao nível doméstico, quanto ao nível empresarial. De um momento em que tudo era imprimido, fosse porque existia uma escassez de modos de transmissão, ou fosse porque o suporte físico tem uma inviolabilidade de que os suportes digitais careciam, para um momento em que tudo é fácil de partilhar, enviar, receber, a impressão sofreu enormes transformações ao longo das últimas décadas.

Em muitos aspetos é hoje incontável mente melhor do que era dez anos atrás. Não porque isso seja o óbvio, mas porque realmente teve de encontrar argumentos para sobreviver num mundo que desvaloriza em boa parte este suporte físico para muitas operações. Alguns nomes importantes não se adaptaram e desapareceram. Outros souberam reiventar-se e manter a pertinência.

A pandemia foi uma oportunidade. Muitos deslocaram-se para casa ou para regimes híbridos e a necessidade de impressoras voltou a crescer. Marcas como a HP encontraram formas ágeis de impressão como um serviço, contornando as restrições e as dificuldades de reabastecimento com os confinamentos. Em pandemia, a inovação floresceu. E agora, que o mundo pós-pandémico volta ao equilíbrio? Que futuro para a impressão? Estas são algumas das questões que a TekGenius colocou a Paulo Matos, Category Manager Inkjet Solutions da HP.

  • Qual é a visão da HP para o futuro da impressão?

O mercado de impressão, tal como em outros segmentos, ajusta-se com naturalidade às mudanças da sociedade, das necessidades que se transformam, assim como às alterações nos comportamentos e hábitos do utilizador.

Muitos, já decretaram o fim da impressão há muitos anos. Na verdade, no passado imprimia-se quase tudo o que se produzia. Atualmente seria impensável isso acontecer, tendo em conta a quantidade enorme de conteúdos que são produzidos. Hoje, todos nós somos mais seletivos, com mais consciência ecológica, gerindo custos e gerindo recursos. Imprimimos e continuaremos a imprimir, mas cada vez mais com mais consciência do que imprimimos.

Mas a impressão vai então acabar? Não prevemos que tal possa acontecer num futuro próximo. Acreditamos que o papel e a impressão continuarão a ter um papel fundamental na vida das pessoas.

A HP estará sempre ao lado dos seus clientes, oferecendo os melhores produtos, melhores serviços e soluções que ajudem o cliente a fazer escolhas acertadas e de acordo com as suas necessidades.

Construímos os nossos produtos com o objetivo de satisfazer as necessidades dos nossos clientes, com qualidade e robustez, com preocupações com a pegada ecológica e com a segurança dos dados dos nossos clientes.

  • Como está a HP a inovar para atender às necessidades em constante mudança dos clientes?

A HP está constantemente a inovar e a principal razão da sua inovação é atender às necessidades dos seus clientes, apresentando o melhor produto e que melhor responde às suas necessidades.

Também por isso é que a HP é a marca de impressão que tem o mais vasto portfolio da indústria.

Temos tecnologia de jato de tinta e de laser, que endereça necessidades e clientes diferentes.

Temos desde equipamentos domésticos, de fotografia, A4, A3, mobile, com impressão tradicional, tank, contratuais e de grande tiragem. E poderíamos entrar em detalhe em mercados de nicho onde temos uma presença considerável, como é o caso do grande formato ou outros.

Temos soluções de impressão como é o caso do HP+, onde oferecemos um ano de garantia adicional e mais funcionalidades na nossa App HP Smart.

Temos um serviço de impressão, o Instant Ink, que garante comodidade com a entrega dos tinteiros em casa e melhor preço por página, independentemente da cobertura de impressão usada.

  • Quais são os principais desafios que a HP enfrenta na indústria de impressão?

A diminuição do poder de compra será o maior desafio de todos. Os clientes têm de fazer opções e a impressão é um dos primeiros custos que decidem cortar.

Existem outros, como as mudanças da sociedade ou comportamentais. A globalização na compra e as implicações locais que acarreta.

Uns desafios mais fáceis de endereçar outros mais difíceis, mas na realidade o que importa mesmo é se o cliente tem poder de compra suficiente para poder continuar a imprimir.

  • Quais são os principais argumentos que diferenciam a HP em relação aos seus concorrentes?

A HP diferencia-se pela inovação, consistência e qualidade.

Tem a confiança dos consumidores e isto não acontece por acaso. A HP preocupa-se verdadeiramente pelos seus clientes, oferecendo a melhor qualidade de impressão, com robustez e qualidade.

Oferece soluções, serviços e tecnologia diferenciada.

Tem um portfolio completo para endereçar todo o tipo de necessidades. Mais nenhuma outra marca consegue ser tão abrangente.

  • Quais são as principais tendências em impressão em casa? E empresarial?

A impressão tende a ser mais seletiva e responsável, quer seja em casa, quer em ambiente empresarial.

Por outro lado, assistimos a algumas alterações no mercado, com clientes que procuram comodidade e serviço, outros preocupam-se mais com o custo por página, muitas vezes em detrimento da qualidade de impressão e muitas vezes optando por soluções que têm custos escondidos, que é contrária à sua preocupação inicial de compra.

  • Quais são os recursos mais populares em impressoras domésticas?

O cliente doméstico, muitas vezes não tem conhecimento para poder fazer a escolha mais acertada para as suas necessidades.

Sabemos também que cada vez mais as vendas são menos assistidas, levando o cliente a comprar o equipamento sem ter consciência se é o adequado para as suas necessidades ou não.

Por essa razão, o cliente tem tendência a olhar para os recursos mais básicos para fazer a sua opção de compra. Velocidade, wifi e o custo dos consumíveis estarão no topo das suas preocupações.

No entanto, existem cada vez mais clientes conhecedores e que têm preocupações diferenciadas, como por exemplo, se o equipamento foi produzido com plásticos reciclados, ou se faz frente e verso, e se precisa ou não de alimentador automático, ou se é um equipamento adequado para fotografia ou se é robusto suficiente para fazer o número de páginas mensais que necessita. Ou ainda, preocupando-se com o custo dos consumíveis por comparação com serviço de páginas e a sua comodidade.

  • Como está a HP está a tornar a impressão em casa mais sustentável?

A HP está constantemente a inovar, à procura das melhores soluções e uma das áreas de maior investimento em R&D é na investigação de novas formulações de tinta, que em conjugação com o hardware criam um sistema interligado que garante a melhor qualidade de impressão, mas também uma maior eficiência no consumo de tinta.

Por outro lado, ao oferecer o serviço de impressão Instant Ink conseguimos entregar ao cliente consumíveis de maior capacidade e que duram muito mais tempo até se esgotarem, diminuindo o número de tinteiros necessários assim como as respetivas embalagens.

Temos também a solução de impressão HP+, em que oferecemos um ano de garantia adicional e que contabilizamos as páginas impressas nestes equipamentos procedendo a posterior reflorestação para compensação do papel usado nestes equipamentos.

Nas impressoras que lançamos este ano de 2024 temos modelos, como é o caso das Deskjet, que são produzidas com 60% de plásticos reciclados e nas OfficeJet Pro utilizamos até 45% de plásticos reciclados.

  • Quais são as dicas da HP para escolher a impressora doméstica ideal?

Vai sempre depender do tipo de utilização. Mas de uma forma muito simplista diria que:

Se pretende imprimir poucas páginas por mês e se não tem grandes exigências de velocidade a melhor solução é uma Deskjet.

Se pretende um equipamento com mais características, mais robusto então a melhor solução é uma ENVY.

Se imprime fotografia, procura qualidade máxima de impressão e é um cliente exigente, escolha uma ENVY Inspire.

Se imprime bastante, necessita de um equipamento robusto e com qualidade, a melhor solução é uma Officejet Pro. Equipamento ideal, para profissionais liberais, professores, estudantes e micro ou pequenas empresas.

Se imprime mesmo muito volume, ou se imprime apenas a preto e branco a melhor opção é uma Laserjet.

Se apenas se preocupa com o custo por página uma outra opção será a Smart Tank

Por fim, para todos os clientes que se preocupam com os custos por página e não abdicam de qualidade. Que imprimem com grande cobertura de página, com muitos gráficos ou fotografia, optem pelo serviço de impressão Instant Ink, é a solução mais económica e mais cómoda. Com entrega em casa dos tinteiros e sem preocupação com o consumo de tinta, apenas paga as páginas, quer sejam elas apenas texto, com gráficos ou mesmo fotografias. O custo é sempre o mesmo independente da tinta gasta na impressão do seu documento.

  • Como tem a HP abordado os desafios da impressão sustentável e ecológica?

As preocupações ambientais fazem parte do ADN da empresa há muito anos. Não falamos de sustentabilidade por uma questão de moda ou porque os clientes estão agora mais sensibilizados do que nunca.

A HP tem um programa de recolha de tinteiros e toners para reciclagem com mais de 20 anos de existência – Planet Partner. Quando o lançamos pouco ou nada se falava de sustentabilidade.

Temos vários programas que garantem um ambiente mais sustentável como é o caso da recolha de garrafas em risco de acabarem nos oceanos que entram num processo de reciclagem para serem integradas na produção de novos equipamentos, toners ou tinteiros.

Temos o serviço de impressão Instant Ink e a solução HP+ já mencionados anteriormente.

Assim como, todos os novos modelos são produzidos com uma percentagem significativa de plásticos reciclados como também já foi mencionado.

  • Como aborda a HP a inteligência artificial ao serviço da impressão?

A inteligência artificial é uma realidade e vai tocar em todos os segmentos da sociedade de uma forma ou de outra, necessitando de mais ou menos tempo até influenciar de forma indelével.

O serviço de impressão não é uma exceção. Quando vai acontecer e de que forma ainda não estamos, ao nosso nível, capazes de afirmar perentoriamente quando influenciará de forma significativa.

  • Quais são os próximos lançamentos da HP na área de impressão?

A HP está a lançar neste momento toda uma nova gama de equipamentos a jato de tinta para o mercado SMB.

Modelos A4 transacional (4 referências), modelos A4 contratuais (3 referências) e modelos A3 (2 referências).

São eles:

  • OfficeJet Pro 8122e
  • OfficeJet Pro 8135e
  • OfficeJet Pro 9122e
  • OfficeJet Pro 9132e
  • OfficeJet Pro 9110b
  • OfficeJet Pro 9120b
  • OfficeJet Pro 9130b
  • OfficeJet Pro 9720e
  • OfficeJet Pro 9730e.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui