Os smartglasses Epson Moverio estão a ser unidos à tecnologia Retiplus em provas piloto em centros oftalmológicos Espanhóis, permitindo corrigir a graduação dos óculos, e permitindo atenuar os efeitos de patologias que reduzem a capacidade de visão dos indivíduos.
Associado aos smartglasses Moverio, o Sistema Retiplus inclui um tablet que permite o acesso sem fios a conteúdos. Com o ecrã tátil, o profissional de Oftalmologia posiciona e calibra a nitidez de uma imagem, até as deficiências visuais do paciente serem colmatadas. Após a definição dos parâmetros idóneos visuais de cada tipo de patologia, os smartglasses Moverio são formatados para permitirem ao utilizador visualizar imagens de forma eficiente e, melhorar o desempenho de atividades simples do dia-a-dia como ler um livro ou ver televisão.
O Sistema Retiplus, registado com patente de invenção nos EUA e em Espanha, armazena funcionalidades standard, como exercícios pré-configurados para reabilitação visual do paciente. Estes wearables incluem filtros seletivos e de redução de fundo. A sua função zoom- activada por comandos de voz ou pela pressão de um botão – permite por exemplo, facilitar o reconhecimento de uma pessoa a uma grande distância ou, ver o número do autocarro que se aproxima. A plataforma cloud do software, funciona como repositório de big data para análise de padrões e tendências da área de Saúde Ocular.
A tecnologia Retiplus teve o seu início com os smartglasses Moverio BT200, dando depois lugar a uma geração de produtos mais rentáveis: Moverio BT300 e Moverio BT350, preparando assim o seu desenvolvimento a nível comercial.
A Saúde ganha outros contornos com a aplicação de equipamento de inovação tecnológica no sector. A prova disso mesmo são os resultados alcançados com os smartglasses Epson Moverio que, com o seu sistema inovador, conseguem revolucionar a saúde ocular e proporcionar melhor qualidade de vida a quem sofre desta patologia.