A saúde mental está na ordem do dia, num momento em que o mundo é ameaçado por uma pandemia e os hábitos de milhões se alteram. O confinamento, o medo, o teletrabalho, o stresse: tudo se pode conjugar para ameaçar o nosso equilíbrio mental, fatores agravados pela hesitação dos Portugueses em se dirigirem aos médicos nestes tempos pandémicos.
A Escola de Medicina da Universidade do Minho, através de uma equipa liderada por Pedro Morgado, concebeu agora uma webapp de autoavaliação da saúde mental e gestão emocional que permite identificar aquelas situações que podem aconselhar uma visita a um profissional de saúde.
“Esta ferramenta permite que cada pessoa possa avaliar e monitorizar os seus sintomas ansiosos e depressivos, recebendo informação acerca do seu estado. Cada pessoa tem também acesso a ferramentas de gestão emocional, melhoria do sono e adoção de estilos de vida saudáveis”, explica Pedro Morgado.
O projeto pretende igualmente aumentar a literacia de saúde mental e capacitação da população para uma autogestão da saúde mental.
A webapp está disponível em https://saudemental.p5.pt/