A eSight Eyewear acaba de anunciar os óculos eSight 3 que prometem devolver a visão a indivíduos legalmente invisuais, através de uma combinação de ecrãs de alta resolução e câmaras que captam o ambiente em que o indivíduo invisual se movimenta.
Os eSight não deverão ser totalmente eficazes em todas as carências oculares, mas prometem ser eficazes em patologias como hipoplasia do nervo ótico, algumas formas de glaucoma, doença de Stargardt, degeneração macular, retinopatia diabética, albinismo ocular, alunas formas de retinite pigmentosa, entre outras condições médicas.
Os eSight 3 funcionam com recurso a uma câmara de alta velocidade que capta imagens em tempo real e as projeta para dois ecrãs OLED de baixa latência, após a imagem ser tratada por algoritmos.
O resultado será uma visão a cores com resolução sem precedentes para muitos dos indivíduos afetados por perda visual moderada ou severa.
O dispositivo é adaptável a cada utilizador, colocando a imagem no seu ponto ótimo de visualização, maximizando a visão periférica de modo a reduzir as náuseas típicas de óculos deste género.
A tecnologia, que não deixa de invocar os milagrosos óculos de Geordi LaForge em Star Trek (Jornada nas Estrelas no Brasil, Caminho das Estrelas em Portugal), é um dispositivo médico que procura devolver a visão a indivíduos que de outro modo veriam a sua mobilidade ou atividade profissional e de lazer altamente reduzida.
Isto inclui todas as classes de utilizadores, desde profissionais a estudantes, cuja atividade passa a ser muito mais facilitada, podendo abdicar de auxiliares visuais como bengalas ou cães-guia.
Poderá parecer um milagre, mas os equipamentos eSight já possuem reconhecimento das agências reguladoras Americana e Canadiana, e encontram-se no centro de diversos ensaios clínicos, com alguns resultados a serem publicados ainda em 2017.
Preços e disponibilidade em Portugal não são conhecidos, mas esperemos que tal mude rapidamente.
Tenho interesse da minha filha testar os óculos eSight 3, ela tem baixa visão (problemas na retina).
Poderia nos ajudar como fazer, tem loja no Brasil?
Estaremos nos EUA, Miami de 26 à 30 de agosto de 2019, tem loja lá ou perto?
Desde já agradeço.
José Paulo.
Olá José. Não sei dizer-lhe se no Brasil tem, e poderão tentar contactar a empresa nos EUA para obterem direções para obterem um exemplar.