A Samsung não tem nenhum smartphone com notch e provavelmente nunca terá. A marca Coreana preza-se de ter o seu próprio design e os seus ecrãs têm-se caracterizado por alguma simetria de linhas, tradição relativamente quebrada pelo Galaxy S9. Ora a Samsung parece não ter desistido de um ecrã sem o lábio inferior, tal como mostra uma patente agora descoberta e que inclui igualmente um ecrã secundário.

A ideia de um ecrã secundário não é obviamente nova, mas muitos poderão discutir que os smartphones já têm ecrã que chegue para todas as nossas necessidades. A Meizu pode pensar diferente, e parece que a Samsung poderá estar a pensar o mesmo, já que a patente encontrada pelo Mobielkopen mostra-nos um ecrã que ocupa cerca de 1/3 da face traseira.

A solução não será tão atrevida quanto o ecrã colocado na lateral do Meizu Pro 7, mas parece pelo menos prática. Acima deste ecrã encontramos obviamente a câmara e o flash, mas à frente também há uma surpresa, já que o ecrã não possui o típico lábio protuberante que é comum nos smartphones bezel-less e que é necessário para os conectores do painel. O iPhone X não o possui, graças à opção mais cara de estender o ecrã até à parte traseira do smartphone, colocando aí os conectores.

A patente remete claramente para um smartphone com tecnologia actual, incluindo uma porta USB-C ou um ecrã 18:9, mas este poderá ser um dispositivo que não verá a luz do dia, como acontece com muitas patentes. Embora o dispositivo na patente seja meramente ilustrativo, faz-se notar a posição atípica da câmara no canto superior esquerdo, a ausência da tecla física extra para o Bixby, e ainda a ausência de um leitor de impressões digitais.

São detalhes que podem indiciar um leitor biométrico sob o ecrã nos planos futuros da Samsung, mas não um reconhecimento facial 3D, já que também aqui o desenho não parece incluir o hardware necessário.

As próximas prioridades da Samsung serão o Galaxy Note 9 e o Galaxy S10, além do misterioso smartphone dobrável que deverá chegar ao mercado em 2019. Ora as informações começam já a surgir sobre os dois primeiros smartphones, o design do primeiro herda praticamente tudo do Note 8, enquanto o S10 continua a ser um mistério com renders altamente duvidosos. Se a patente me parece neste momento interessante, é altamente improvável que seja aplicável a qualquer um destes dispositivos, já que levaria a uma completa alteração da postura da Samsung dos últimos anos, incluindo a supressão da tecla Bixby.

 

 

 

1 COMENTÁRIO

  1. É verdade que a Samsung prioriza o seu próprio design e que isso não vá mudar, mas com o Galaxy S9 já tem uma mudança significativa, mas a ideia de uma ecrâ secundária que já está no mercado pode ser uma boa novidade para a Samsung.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui