A Samsung oficializou hoje o seu novo processador Exynos 9810, que encontrará o seu lugar nos Samsung Galaxy S9 e Galaxy S9+. Tal como tínhamos já especulado, a Samsung estaria tão confiante na performance do novo chip face ao seu antecessor que deu ao novo modelo um número bastante distante do 8895. E agora percebemos que sim: a Samsung reclama uma performance duplicada por núcleo.

Para o conseguir, a Samsung integrou algumas alterações na arquitectura do que é a sua terceira geração de cores custom, e incluiu inteligência artificial com base em redes neuronais. Graças a uma pipeline maior e cache melhorada, não só a performance por núcleo é duplicada, como a performance multicore é aumentada em 40%. Os núcleos de performance são agora capazes de 2.9GHz.

O chip inclui igualmente uma GPU melhorada e é fabricado em 10nm, mas num processo LPP que promete maior eficiência energética, para uma performance substancialmente superior à do já muito potente Exynos 8895.

Do lado do processamento de imagem, a inclusão da inteligência artificial permite à Samsung declarar que o chip inclui reconhecimento facial 3D híbrido. Sem sabermos ainda totalmente o que isso significa, a Samsung parece indicar que é capaz de processar rapidamente reconhecimento de imagens e rastreamento facial com filtros (ou seja, a patetice dos animojis), mas também criar estabilização de vídeo muito mais avançada, já que ao poder reconhecer rapidamente um objecto, o processador saberá melhor processar os seus movimentos esperados.

O modem recebeu igualmente um upgrade e agora oferecer agregação de transportadora 6X, com uma velocidade máxima de 1.2Gbps. Face ao modem do Exynos 8895, este incremento de velocidade é de 20% mas, mais significativamente, significa igualmente melhor capacidade para manter velocidades de downlink elevadas em locais onde a rede é menos ideal.

Como sabemos, o Exynos 9810 será o chip principal dos futuros Samsung Galaxy S9 e Samsung Galaxy S9+, cuja aparição é aguardada a qualquer momento, mas poderá dar-se – isso sim – no final de Fevereiro por altura do MWC. Em alguns mercados, o Snapdragon 845 será o chip a utilizar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui