A TekGenius é um blogue de tecnologia e, todos os dias, procuramos estar a par das novidades, dos novos produtos, num mercado que cada vez mais nos diz que o smartphone fantástico de ontem é o obsoleto de hoje. Por isso tentemos hoje algo muito diferente: um smartphone que quer ser mais sustentável do que potente, mais justo do que dentro da moda, mais ético do que um estrondo de vendas. Falo do Fairphone 3, que chega hoje às lojas NOS.
Alguma vez pensaram no custo ecológico de milhões de smartphones descartados, ou no custo social da mão-de-obra barata para criar smartphones a preços mínimos? As marcas tentam ser socialmente responsáveis, algumas falham repetidamente. Uma empresa Holandesa, a Fairphone, quis ir mais longe com o seu projeto modular do Fairphone.
A empresa diz-nos que este smartphone é fabricado com componentes sem minerais de sangue, sem matéria-prima de zonas de guerra ou exploração. Os plásticos, por seu turno, são reciclados.
Tão importante quanto isso, será o smartphone mais fácil de reparar: o Fairphone 3 é fabricado com sete módulos separados que podem ser facilmente desmontados e substituídos em caso de avaria. Falamos da possibilidade de substituir o ecrã, as câmaras, a bateria ou o altifalante em casa, com a chave incluída no Fairphone. Os preços são mesmo razoáveis: o ecrã custa €89.95.
Com a chegada do Fairphone 3 a Portugal, a NOS toma a dianteira na responsabilidade social e sustentabilidade, e mostra que as grandes operadoras não precisam olhar só para os campeões de vendas.
“A sustentabilidade é uma dimensão estratégica para a NOS e isso reflete-se cada vez mais nos serviços e produtos que disponibilizamos, bem como nos parceiros com os quais trabalhamos”, refere Daniel Beato, Diretor de Marketing Particulares da NOS, para quem “a parceria com a Fairphone, trazendo para Portugal o mais ético e sustentável telemóvel disponível no mercado global, traduz o nosso compromisso em disponibilizar aos nossos clientes uma oferta diferenciada, que respeite elevados padrões ambientais e sociais e promova escolhas cada vez mais conscientes e alinhadas com o futuro que queremos para o planeta e para as próximas gerações.”
“Estamos entusiasmados por ter estabelecido esta parceria com a NOS, uma das maiores empresas de telecomunicações portuguesas. Esta é uma ótima oportunidade para atingir um público mais amplo com o nosso smartphone que se preocupa mais com as pessoas e com o planeta e para espalhar a filosofia Fairphone em Portugal”, comenta Leon Boshuizen, Diretor Comercial da Fairphone.
A Fairphone é uma Corporação B certificada e a primeira empresa de smartphones a receber a Certificação de Comércio Justo do Ouro e o Blue Angel.
Especificações do Fairphone 3
- Ecrã: LCD de 5.7″, resolução FHD+ 1080×2160;
- Processador: Snapdragon 632, octa-core;
- Memória: 4GB RAM, 64GB de armazenamento expansível;
- Câmara principal: 12MP;
- Câmara frontal: 8MP;
- Bateria: 3000mAh
A adicionar a isto, temos ainda o Android Pie a bordo, no que será um equipamento absolutamente útil ainda nos dias que correm. A seu favor há o argumento da elevada reparabilidade: aventureiros, autodidactas e profissionais em ambientes mais agressivos não ficarão pendurados.
Acima de tudo devemos relembrar: é um smartphone para quem acha que a tecnologia deve ser sustentável e ética, chegando mais longe sem pisar os mais vulneráveis.