Foi no final da semana passada que a Qualcomm deu mais um passo em frente na sua nova nomenclatura pouco intuitiva com o lançamento do Snapdragon 7 Gen 1 e logo no início desta semana vimos o primeiro smartphone com este novo processador de alto desempenho: o Opo Reno8 Pro foi lançado juntamente com o Oppo Reno8 e o Oppo Reno8 Pro+.
Os três equipamentos apostam em elementos em comum, mas têm as suas próprias entidades diferenciadas, por isso vamos conhecê-los um a um.
Começando pelo absoluto melhor dos 3, o Oppo Reno8 Pro+ é um smartphone ao qual não conseguiríamos apontar fraquezas, mesmo que tentássemos. O seu design é dominado pelas linhas laterais planas e pelo grande módulo fotográfico onde se aloja um sensor de 50MP Sony IMX766, acompanhado de uma câmara de 8MP e um sensor macro de 2MP. O dastaque aqui vai para a presença do MariSilicon X NPU, lançado no Find X5 e que melhora as capacidades fotográficas dos sensores.
À frente contamos com um OLED de 6.7″ plano com resolução FHD e uma taxa de atualização de 120Hz. O processamento fica a cargo do Dimensity 8100 Max, com um máximo de 12GB de RAM LPDDR5 e 256GB de armazenamento interno.
Ao passarmos para o Oppo Reno8 Pro, vemos um smartphone difícil de distinguir do seu irmão maior, embora o ecrã com a câmara no canto superior esquerdo seja um bom começo para os distinguirmos. Em ambos os casos estamos a falar de câmaras frontais de 32MP, e o resto do setup fotográfico é exatamente o mesmo, mas ao contrário de no Pro+ a câmara de 32MP não tem autofoco.
O ecrã, no entanto, é algo mais pequeno, com 6.2″, mantendo a taxa de atualização de 120Hz e resolução FHD. A bordo, encontramos portanto o novíssimo Snapdragon 7 Gen 1 fabricado numa litografia de 4nm que promete excelente eficiência energética e que, tal como no Pro+, pode ser acompanhado com um máximo de 12GB de RAM LPDDR5 e 256GB de armazenamento interno.
Finalmente então, o Reno8. O modelo base tem o mesmo design geral, e usa mesmo a mesma câmara de 50MP dos restantes modelos, mas desta feita acompanhada de um sensor monocromático de 2MP e um sensor macro de igual resolução.
À frente, o ecrã oferece 6.43″, e desce a taxa de atualização para 90JHz. No interior encontramos o Mediatek Dimensity 1300, também com um máximo de 12GB de RAM e 256GB de armazenamento interno.
Em comum, os três modelos chegam com baterias de 4500mAh e excelente carregamento de 80W e o Android 12 já a bordo, para se revelarem um trio muito interessante na gama média. Os três modelos começam a vender-se na China a partir do início de Junho, sendo que preços e disponibilidade nos mercados Ocidentais ainda não foram revelados.