A Asus ROG anunciou hoje um grande refresh para as suas linhas de portáteis Scar e Strix, com o destaque a ir para a tónica de 2023: ecrãs de 18 polegadas. Tanto a família Strix quanto a família Scar adotam este ano ecrãs maiores em conformidade com aquela que já parece ser a tendência do ano, mas não é tudo, já que os novos equipamentos são atualizados para o mais recente hardware Intel e AMD, embora no caso dos modelos de 18 polegadas estes sejam exclusivamente Intel, pelo menos para já.
Para lá do tamanho, os novos ROG Strix G 18 e ROG Strix SCAR 18 são feitos para impressionar, com os mais recentes Intel Core i9-13980HX a bordo, com até 64GB de RAM DDR5 ao seu dispor e ainda 2TB NVMe. Ao nível gráfico, estes computadores não ficam atrás: teremos ao nosso dispor uma enorme Nvidia GeForce RTX 4090 e para alimentar a sua fome uma TGP máxima de 165W com Dynamic Boost. Uma grande bateria será necessária para dar a ambos os portáteis alguma autonomia com tamanho hardware e por isso foram escolhidas unidades de 90Wh.
E podem contar com um potente sistema tri-fan para arrefecimento. Graças ao espaço mais amplo a bordo, a Asus conseguiu superar os tradicionais sistemas de duas ventoinhas para incluir uma terceira, aliadas as três a sete dissipadores e pasta Conductonaut Extreme de metal liquido e ventilação surround. Isso mesmo, ventilação a toda a volta, para que nada se interponha entre o desempenho e o fluxo de ar suficiente para o manter no máximo.
Para os modelos ROG Strix SCAR 16 e 17 estarão igualmente disponíveis configurações máximas com AMD Ryzen 9 Zen 4, mas os modelos de 18 polegadas – repito – parecem ser exclusivas da Intel.
A Asus não deixou nada de fora destes equipamentos, com ampla conectividade a incluir Wi-Fi 5, portas HDMI, USB-A e USB-C, e também quatro altifalantes com 5.1.2 canais, Dolby Atmos e cancelamento de ruído bidirecional.
Ainda há muitos detalhes que não são claros sobre os novos ROG Strix SCAR 18 e ROG Strix G 18, como quais as diversas opções de configuração ou mesmo qual será a diferença essencial entre ambos os portáteis que – até ver – são fundamentalmente idênticos. Entretanto, o ROG Strix SCAR 18 será o primeiro portátil da ROG com um ecrã Nebula de 18 polegadas, com especificação sQHD de 240 Hz. Sabemos que estes ecrãs serão de 16:10, opção à qual ainda não me habituei de todo num equipamento gaming onde usualmente o espaço nas laterais é muito apreciado pelos gamers, mas a Asus não está sozinha, se olharmos para Acer, Dell e Razer.
A Asus deverá revelar bem mais detalhes sobre estes dois impressionantes equipamentos nos próximos dias e estaremos atentos. Estou francamente curioso para saber se esta nova tendência de ecrãs 16:10 de 18 polegadas será bem amada pelos gamers, mas os argumentos em torno do hardware disponível francamente tornam estes equipamentos bem atraentes.