Aquilo que sabíamos aconteceu hoje: a Vivo anunciou os Vivo X30 e Vivo X30 Pro, que fazem história por serem os primeiros smartphones equipados com o Samsung Exynos 980, mas também revelando predicados muito importantes a nível do zoom.
O octa-core da Samsung será um dos grandes destaques a bordo. O processador é moderno, incluindo os mais recentes núcleos da ARM, os Cortex A77 a 2.2GHz. É apenas um dos argumentos que faz com que este chip seja uma espécie de triunfo para a Samsung, conseguindo com ele superar a pontuação do Snapdragon 765G no AnTuTu.
Portanto, os novos Vivo X30 e X30 Pro chegam com a promessa de oferecem da melhor performance na gama média. Juntemos a isto 8GB de RAM e 128/256GB, um ecrã de 6.44 Super AMOLED FHD+ com uma perfuração mínima de apenas 2.98mm de diâmetro e temos um dispositivo muito promissor em mãos.
Claro que, mais do que a performance, o Exynos 980 é primeiro chip de gama média com tecnologia 5G integrada, prometendo velocidades de download de até 3.55Gbps.
Câmaras ambiciosas
Um ponto particularmente ambicioso dos irmãos X30 são mesmo as câmaras. No caso do Vivo X30 contamos com uma câmara de 64MP f/1.8, uma câmara de 8MP ultragrande angular, e uma câmara de 32MP com distância focal de 50mm para retratos.
Fora o hardware, o Vivo X30 utiliza um algoritmo para conseguir obter zoom de até 20X, por exemplo fotografando a lua com a combinação da câmara principal com a câmara de retrato para um resultado com mais detalhe.
O Vivo X30 Pro vai mais longe, mantendo as câmaras do X30, mas acrescentando uma câmara de 13MP em periscópio para um zoom óptico de 5X, reconhecível pelo seu alojamento rectangular. É sempre difícil perceber se teremos mais detalhe nestes 13MP, ou fazendo um crop sobre os 64MP, mas a Vivo utiliza a câmara telescópica para obter um total de zoom de 60x.
Chegamos à autonomia, e ambos os smartphones são equipados com uma bateria de 4350mAh com suporte para carregamento rápido de 33W Flash Charge. A destacar ainda a presença de jack de 3.5mm, numa altura em a tecnologia parecia estar em queda.
Único senão, a nova FunTouchOS 10 pode ter o número 10 no nome, mas é ainda baseada no Android Pie.