Se ainda não receberam a grande Feature Drop de Dezembro nos vossos Pixel 8 e Pixel 8 Pro, vão tentando, porque tudo o que aí vem, vale sem dúvida a pena. Enquanto eu próprio espero pela Feature Drop, aqui fica tuddo o que precisam de saber sobre esta grande atualização para os Pixel.
O que é a Feature Drop de Dezembro?
Mais do que uma atualização de segurança ou correções, uma Feature Drop é o termo da Google para uma verdadeira chuveirada de novas funcionalidades. Estas atualizações são trimestrais e oferecem um conjunto de funções novas e específicas dos Pixel, oferecendo-lhes uma certa vantagem sobre os concorrentes, pelo menos aos olhos da Google. Este ano, com os Pixel 8 e 8 Pro a serem smartphones fortemente apostados na inteligência artificial, as novidades são ainda mais interessantes.
O Pixel 8 Pro leva os melhores rebuçados
A Google está apostada em fazer do Pixel 8 Pro o mais inteligente smartphone do mercado e, por isso, a parte de leão da Feature Drop de Dezembro é para ele. Assim, o Pixel 8 Pro será o primeiro – e para já, único – smartphone a correr o Gemini Nano, o novo modelo de IA generativa da Google.
O Gemini Nano acaba de ser anunciado e corre diretamente no smartphone, razão pela qual não estaremos dependentes de comunicações à rede. Mas o que traz o Gemini Nano? Das respostas inteligentes no GBoard, à possibilidade de sumarizar uma gravação (o gravador recebe, a propósito, 28 novas regiões), este modelo IA promete abrir-nos a portas para conteúdos mais inteligentes e imediatos.
O Pixel 8 Pro também recebe novas capacidades para o seu Video Boost, uma suite de funções para melhorar o vídeo em baixas condições luminosas, melhorando-o a todos os níveis, mas apenas na cloud.
Câmaras ainda melhores
As câmaras dos Pixel têm recebido as mais positivas críticas nos últimos anos, principalmente quanto às suas capacidades noturnas. Não é diferente nos Pixel 8 e 8 Pro, que recebem agora timelapse com vídeo noturno, permitindo gravar vídeos em timelapse durante a noite. Esta é a única funcionalidade que lhes é exclusiva, porque fiel à sua própria promessa, a Google faz chegar inúmeras funcionalidades novas aos Pixel mais antigos, a partir do Pixel 6.
Eis os principais destaques:
Modo de reparação: esta é francamente útil. Com o modo de reparação, o nosso telemóvel fica num modo protegido que permitirá a um qualquer técnico substituir uma peça, sem aceder aos nossos dados pessoais. Voltar à utilização normal é tão fácil quanto simplesmente sair deste modo.
Identificação de chamadas melhorada: uma das funcionalidades mais geniais nos Pixel é por um lado a capacidade de detetar chamadas de spam, mas agora teremos acesso a respostas específicas conforme o tipo de chamada que recebemos.
Modo webcam: outra funcionalidade muito interessante numa era de videoconferências em que muitos computadores continuam a ter câmaras de qualidade inferior, passa agora a ser possível ligar o Pixel (a partir do Pixel 6) a um computador com um cabo USB, para este passar a ser a nossa webcam, oferecendo desde logo um grande boost em qualidade.
Correção de documentos: vamos lá ver como funciona esta, mas a digitalização de documentos passa a incluir inteligência artificial para remoção de manchas e borrões, o que vai permitir-nos digitalizar recibos, anotações, etc., com muito mais eficiência.
Novas capacidades fotográficas: não é só o modo webcam, ou o timelapse com vídeo noturno. A fotografia nos Pixel recebe novas capacidades a vários níveis, com correção de desfoque em animais, e a possibilidade de alterarmos a luz num retrato
Os smartphones Pixel não são os únicos beneficiários da nova atualização de Setembro. Os tablets recebem redução de ruído melhorada durante chamadas e áudio espacial durante a reprodução de multimédia. O Pixel Fold recebe ainda a capacidade de mostrar no ecrã externo a mesma previsão de imagem que vemos no ecrã interno quando tiramos uma fotografia.
Os relógios Pixel não ficam esquecidos
A Feature Drop de Dezembro não deixou de lado os Google Pixel Watch, que recebem igualmente uma mão bem cheia de novas funcionalidades.
A identificação de chamadas está agora também disponível nos Pixel, que passa a permitir desbloquear o nosso Pixel. Uma funcionalidade já existente no Pixel Watch 2, o Pixel Watch passa a poder sincronizar as nossas definições Não Incomodar, e ainda recebe os mesmos mostradores já disponíveis no Watch 2.
Portanto, se ainda não recebeu a sua Feature Drop de Dezembro, há muitas razões para esperar por ela e continua a tentar obtê-la, quer tenha um Pixel 8, um Pixel 7 ou mesmo um 6.