A Google promete e a Google tem – até agora – cumprido. Com a Feature Drop de Janeiro, os Pixel – em especial os Pixel 8 e 8 Pro – recebem uma autêntica revolução nas pesquisas e comunicações feitas a partir do próprio telemóvel, mas não é tudo, e a inteligência artificial continua a trilhar um caminho de incremento das capacidades de comunicação e interação destes dispositivos com funcionalidades muito interessantes.

Mas não só de novas funcionalidades se fazem os novos Pixel 8 e 8 Pro: ambos estão agora disponíveis numa agradável e fresca cor de verde-menta que quase dá para cheirar e saborear. Mesmo a tempo da primavera que está já ao virar da esquina.

De todas as funcionalidades novas, destacaria obviamente a Circle to Search, que vimos lançada com os novos Samsung Galaxy S24 precisamente em parceria com a Google. Utilizando a proficiência inegável desta última ao nível das pesquisas onlines e a grande capacidade dos seus algoritmos de inteligência artificial, passa a ser possível pesquisar uma imagem a partir de qualquer app, com um simples desenhar ou rabiscar em torno do que queremos pesquisar.

A funcionalidade chega a 31 de Janeiro aos utilizadores e ativa-se com o pressionar longo da tecla home ou da barra de navegação. Não é demais repetir: a partir de qualquer app. Deixa de ser necessário salvar imagens para pesquisar com a Google Lens, por exemplo, mas passa também a ser possível capturar a imagem e fazer perguntas sobre o seu conteúdo. Ver um vídeo no YouTube permitirá também um sublinhar rápido de uma expressão para pesquisar adicionalmente sobre ela.

A inteligência artificial melhora também as comunicações entre indivíduos, com a tecnologia Magic Compose a permitir respostas automáticas a mensagens com frases mais completas e estilos adaptáveis, mais joviais ou mais formais, conforme a ocasião e a pessoa. Adeus, calos nos polegares, certo?

Nem tudo é texto, claro. A Google introduz agora o Photomoji, uma divertida forma de transformar as nossas fotos em reações, para enviarmos em mensagens e publicações. Esta funcionalidade estará disponível para equipamentos após o Pixel 3a+.

Muito facilitada é a troca de conteúdos entre equipamentos, com o Quick Share, com o qual podemos trocar qualquer tipo de ficheiro, bastando um toque no ícone Quick Share, no menu de partilha, para nos ser facultada uma lista de dispositivos próximos para partilha de conteúdos, mesmo offline. As definições de privacidade permitem definir quem pode ver o nosso dispositivo, garantindo por isso mais segurança.

Trata-se de uma funcionalidade alargada ao ecossistema Google, compatível com dispositivos com Android 6.0, Chrome OS 91 e Windows 64 10 ou superior.

E uma novidade escaldante

O que já fizeram com o sensor de temperatura do vosso Pixel 8 Pro? Desde o seu lançamento que este sensor tem tido grande destaque, sendo que a Google nunca escondeu querer obter para este sensor uma validação oficial. Ora essa validação chega agora por parte da FDA, o que significa que o sensor do Pixel 8 Pro passa a ser um equipamento de âmbito médico com medição precisa da temperatura corporal.

A integração com a Fitbit permite guardar todas as medições para um seguimento mais cuidado da nossa saúde.

O senão é que a validação da FDA é válida apenas para os EUA e obviamente poderemos esperar que a Europa levante todo o tipo de burocracias e mais um par de botas, mas a certificação por uma entidade tão impactante geralmente significa um caminho facilitado para a disponibilização desta funcionalidade noutros mercados a curto/médio prazo.

Comutador de áudio chega ao Pixel Watch

Os Pixel Buds Pro ligam-se automaticamente quando alterna entre dispositivos emparelhados – por isso, não há necessidade de trocar manualmente. Agora, poderá mudar o Pixel Buds Pro do Pixel Watch para qualquer número de telefone Pixel ou Pixel Tablet e receber notificações úteis sobre para onde o áudio está a ser mudado. Isto torna a experiência de troca ainda mais suave e permite uma transição perfeita entre dispositivos e atividades.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui