A Formula Student Lisboa, do Instituto Superior Técnico, acaba de apresentar o seu novo desportivo de competição, na forma do FST11, tendo para tal o apoio da Celfocus, do grupo Novabase.
O FST11 é o oitavo protótipo elétrico da equipa e o segundo com capacidades autónomas, sendo o mais recente de uma linhagem de 11 modelos, construídos desde a fundação da FST em 2001. Com quatro motores elétricos AC, recorre a uma bateria de lítio-cobalto com 7.6kWh, e atinge velocidades de 130Km/h.
Agora, o veículo representará o IST no Red Bull Ring em Spielberg, de 23 a 28 de Julho na Áustria, e depois na Formula Student Germany em Hockenheim de 15 a 21 de Agosto. Por último, a equipa competirá no Circuito de Castellolí, em Espanha, nos dias 29 de agosto a 4 de setembro.
Para Pedro Oliveira, Team Leader da FST Lisboa, ” O FST11 constitui um dos maiores desafios que o projeto já enfrentou”. O veículo irá reunir as altas performances dos seus antecessores, enquanto integra a condução autónoma, introduzida no projeto em 2020 com o FST10d. Segundo o líder do projeto, ” O principal objetivo foi atingir a comunhão perfeita entre os dois modos de condução, de modo que seja possível extrair a performance máxima do protótipo em todo o momento”.