O Google Chrome com certeza já não é um estranho para ninguém, sendo que é o principal browser mais utilizado em todo o mundo. No entanto, é sabido que o consumo de bateria pelo Chrome é enorme, algo que os utilizadores já devem ter reparado.
A pensar nesta queixa dos utilizadores, a Google decidiu fazer algo para minimizar este consumo tão grande da bateria dos nossos computadores. Assim sendo, este problema poderá vir a ser algo do passado com a nova atualização para a nova versão do Chrome, que irá permitir que os utilizadores poupem entre 30 minutos a 2 horas de bateria, mesmo com vários separadores de pesquisa abertos.
Para conseguir esta poupança de energia, a Google concentrou-se num problema muito específico, timers de JavaScript. O que estes timers fazem é analisar em vários intervalos de tempo se existiu algum scroll na página, analisam os anúncios publicitários, entre outros aspectos. Apesar de tudo isto ser realmente essencial na página que estamos a consultar, acaba por ser bastante desnecessário nas restantes páginas que estão abertas noutros separadores.
A Google testou a quantidade de energia que é poupada se removesse a activação do timer de Javascript a cada minuto. Com 36 páginas em background abertas e o separador aberto em branco, a bateria foi estendida até quase 2 horas, ou seja, um aumento da bateria em 28%.
Estas alterações poderão ter alguns efeitos secundários, como por exemplo o mau funcionamento de algumas páginas. A solução da Apple para esta possibilidade é colocar esta nova media em ação apenas após 5 minutos de inactividade dos separadores de background.
No meu pc não consome de certeza, pois não o uso.