O emparelhamento Bluetooth é uma tarefa quotidiana para quem tem um smartphones hoje em dia, seja para transmitir dados ou para emparelhar colunas e auscultadores externos. Mas a tarefa não é exactamente instantânea e requer a navegação por diversos menus. Ora a Google introduziu recentemente o Fast Pair com os seus Pixel Buds, mas hoje anunciou que todos os dispositivos com Android 6.0 ou posterior, que tenham a versão mais recente dos serviços Google Play passarão a ter Fast Pair.
Quando o dispositivo estiver equipado com o Fast Pair, este passa a utilizar a tecnologia Google Nearby e Bluetooth Low Energy para detectar dispositivos emparelháveis por perto. Ao detectar um pacote de dados Fast Pair, o smartphone envia-o para os servidores da Google que identificam o modelo do dispositivo encontrado.
Nesse momento, o dispositivo recebe uma notificação que identifica claramente o dispositivo com uma imagem e nome, indicando ao utilizador para emparelhar via Bluetooth.
Portanto, o processo torna-se incrivelmente mais simples, sem qualquer necessidade de correr de um menu para outro. Mas se os smartphones passarão a ser facilmente compatíveis com o Fast Pair, quanto aos dispositivos externos terão de ser os próprios fabricantes a incluir a tecnologia nos seus produtos. Não parecem existir desafios de monta para esta tarefa, pelo que a tecnologia deverá disseminar-se rapidamente, tornando todo o emparelhamento Bluetooth mais fácil.