Depois de um bem sucedido programa beta, o gestor de ficheiros Google Files Go está agora disponível a nível global e é o único gestor de ficheiros de que o vosso smartphone necessitará. Mas vamos por partes.
A maior lacuna funcional do Android é a falta de um gestor de ficheiros eficiente. Não há, nativamente, uma ferramenta para encontrar e gerir ficheiros e documentos. Quem precisa de uma, tem que encontrar alternativas. Por isso, o Files Go é tão bem-vindo e ainda por cima funciona exemplarmente.
Após algumas semanas com este gestor, posso dizer que se converteu numa ferramenta predilecta.
O Files Go é, mais do que um gestor de ficheiros, um gestor do smartphone. Entre os seus recursos encontramos sugestões de limpeza do armazenamento, e a possibilidade de mover, copiar e renomear ficheiros. Aqui, não só podemos limpar ficheiros duplicados, como o gestor classifica como memes passíveis de delete as imagens de baixa resolução que recebemos via chats e que entopem o sistema.
Deixamos, inclusivamente, de depender do Google Photos, já que o Files Go possui galeria com gestos para navegar ou aumentar a vista de imagens.
De certo modo, o gestor inclui funcionalidades que teríamos de encontrar nas definições profundas do dispositivo. A sua maior utilidade, no entanto, é para transferir ficheiros via Bluetooth para outro dispositivo com o Files Go. A transferência é fácil e rápida, muito mais simples ainda que via Bluetooth tradicional.
Muito eficaz, simples e leve, o Google Files Go merece uma oportunidade. Podem fazer o download já na Play Store e não se arrependerão.