A Google já forneceu colocações preferenciais de páginas web com carregamento rápido nos resultados de pesquisa, mas, por enquanto, isso acontece apenas quando as pessoas pesquisam em computadores pessoais. A partir de Julho, sites particularmente lentos serão penalizados nos resultados de pesquisa, afirmou a Google numa publicação no blog na quarta-feira.
Os membros da equipe de pesquisa do Google Zhiheng Wang e Doantam Phan afirmaram que:
As pessoas querem ser capazes de encontrar respostas às suas perguntas o mais rápido possível. Estudos mostram que as pessoas realmente se importam com a velocidade de uma página.
A velocidade não é o único factor. As páginas lentas que estão fortemente relaccionadas com o que os utilizadores procuram podem ainda alcançar bons resultados no ranking nos resultados de pesquisa.
Trazer a web para telefones foi um desafio para programadores de sites. Os smartphones têm pequenos ecrãs touch, memória limitada, planos de dados pagos por megabyte e, muitas vezes, processadores fracos. A Web e os navegadores usados para alcançá-la estão a adaptar-se gradualmente, mas muitas vezes usamos aplicações, não navegadores, para alcançar os serviços online nos quais estamos interessados.