Primeiro foi o jack de áudio, com desculpas esfarrapadas. Era para poupar espaço, era para economizar, mas nem as baterias ficaram maiores, nem os smartphones mais barato. Agora é o carregador, que muitas marcas insistem em deixar fora da caixa porque a) ecologia e b) já temos carregadores em casa.

Ainda ondem a Google anunciou o Pixel 5a 5G e parece que uma das suas vantagens será o facto de ter um carregador na caixa e, se não tivesse também não seria grande problema, porque o carregamento de 18W é pedestre e sim, provavelmente temos carregadores em casa.

Segundo confirmou ao The Verge, a Google tem a crença que a maioria das pessoas já tem um carregador em casa, por isso não vale a pena colocar mais um na caixa. Obviamente isto coloca menos peso no ambiente, porque há menos componentes a serem colocados numa caixa mais pequena. Ainda mais obviamente, coloca mais lucro nas marcas, porque vendem o smartphone ao mesmo preço sem incluírem algo que até há pouco era obrigatório.

Se os Pixel 6 e Pixel 6 Pro tiverem carregamento de 18W não será um problema, digo-o novamente. Vamos poder safar-nos durante a noite com um qualquer carregador, mas se o carregamento for mais rápido que isso, será caso para questionarmos quanto será cobrado no valor do smartphone por uma funcionalidade que só poderemos ter se pagarmos por fora.

Pior, a seguir o argumento ecológico vai pela porta fora quando tivermos de comprar um novo carregador USB-C para USB-C e lá recebermos mais uma encomenda embrulhada em papel e plástico.

Em princípio não concordo com esta medida, mas vamos ver como a Google a vai gerir.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui