A família Moto Z continua a destacar-se num mercado mobile sedento de inovação, graças à sua modularidade e, menos de um ano depois do lançamento do Moto Z3 Play, a Lenovo parece estar a finalizar o seu sucessor, implementando novidades suficientes para justificar a sua existência e aumentando a competitividade. E se os renders do já consagrado @onleaks estiverem correctos, estou mesmo a gostar do resultado.
A Motorola passou por alguns maus momentos com a sua família Moto Z, graças às dúvidas de que fosse capaz de se comprometer com a modularidade durante muito tempo, principalmente depois da LG a deixar cair por terra e a Google também. Um smartphone modular tem, na verdade, muito que se lhe diga, e poucas marcas arriscaram ir por este caminho, caso da Essential ou da Red, com o seu Hydrogen One. De facto, se um smartphone, é modular, tem primeiro que ser um smartphone auto-suficiente e não poupar em especificações que outros concorrentes incluiriam de raiz.
Isso, o Moto Z tem feito correctamente.
E parece que continuará a fazê-lo. Os renders com origem @onleaks costumam ser bastante próximos da realidade final e por isso colocaria um elevado grau de confiança nestas imagens.
Acima de tudo convém destacar que a Motorola manterá a compatibilidade com os Moto Mods para mais esta geração – se bem que, quiçá a última. O layout do Moto Z4 Play é, por isso, muito semelhante ao das gerações anteriores, com elementos-chave como o módulo fotográfico na mesma posição. Mas salta à vista que o novo ecrã é finalmente 18:9 depois da Motorola se manter nos 16:9. Os novos rebordos altamente reduzidos permitiram à Motorola este acréscimo de dimensões do ecrã para as 6.2 polegadas, sem aumentar as dimensões do smartphone no geral. No topo encontramos um notch em forma de gota de água.
Igualmente interessante é que o leitor biométrico parece ter sido passado para o ecrã, já que na lateral não parece estar localizado.
O hardware não é neste momento conhecido, já que o dispositivo ainda deverá estar a alguns meses do seu lançamento. Se o Moto Z3 Play possuía o Snapdragon 636, é possível que desta vez seja promovido a um Snapdragon 675, tal como o Motorola P40.