A Hisense Europe, especialista em eletrónica de consumo, foi premiada com a prestigiada medalha EcoVadis, e integra o Top 5 das empresas mais bem classificadas internacionalmente.
Esta reconhecida distinção internacional destaca o compromisso da Hisense com práticas empresariais sustentáveis, e os esforços contínuos da empresa para reduzir o seu impacto no planeta e promover a responsabilidade social. A medalha de prata EcoVadis coloca a Hisense numa classificação acima dos 83%, face às demais empresas avaliadas.
“A sustentabilidade é um dos pilares mais importantes. Continuaremos a lutar para reduzir o nosso impacto no ambiente e promover continuamente a responsabilidade social. Esta certificação é uma grande conquista, estamos orgulhosos por fazer parte da comunidade EcoVadis e por estarmos tão bem classificados no ranking das empresas avaliadas”, destaca Hanson Han, CEO da Hisense Europe.
“Temos um histórico de políticas e iniciativas ambientais de mais de trinta anos. Os nossos esforços neste campo são reconhecidos por especialistas internacionais. O nosso foco na sustentabilidade e eficiência dos produtos, e a implementação dos princípios da economia circular provaram ser a abordagem correta. Estamos honrados por receber a Medalha de Prata EcoVadis, porque acreditamos que as empresas com um compromisso consistente para com a responsabilidade social e ambiental são aquelas que alcançarão sucesso permanente”, acrescenta Tomaz Koro, membro do conselho de administração da Hisense Europe.
Em 2024, as embalagens serão 100% recicláveis
O funcionamento sustentável é um dos pilares da Hisense Europe, e é com base nele que a empresa estabeleceu objetivos ambiciosos de sustentabilidade centrados em cinco áreas-chave: ambiente, produtos sustentáveis, cadeia de fornecimento sustentável, pessoas e responsabilidade social, e novos modelos de negócio.
Entre os objetivos de sustentabilidade da Hisense está a redução do consumo de energia através da otimização das energias renováveis, o aumento da utilização de materiais reciclados nos produtos, a redução dos resíduos, a promoção do transporte sustentável e o reforço da sustentabilidade da cadeia de abastecimento.
Atualmente a empresa recicla 96% dos resíduos gerados, mas no próximo ano as embalagens os objetivos são ainda mais ambiciosos: embalagens 100% recicláveis e uma redução das emissões de CO2 do transporte.
Progressos significativos ao longo dos últimos cinco anos
Uma estratégia que visa a sustentabilidade dos modelos de negócio tem de abordar todas as fases da produção para minimizar a pegada de carbono, ou seja, deve contemplar o consumo de energia durante a produção, os materiais utilizados nos produtos e o seu tempo de vida, e os processos de embalamento e transporte.
Nestas áreas, a Hisense Europa fez progressos significativos nos últimos cinco anos, com uma redução de 38% no consumo de água e uma redução de 24% no consumo de eletricidade. Fabricados na Europa, os eletrodomésticos Hisense e Gorenje são fabricados com materiais excelentes, ecológicos e degradáveis, submetidos a testes rigorosos para prolongar o seu tempo de vida útil. Outro especto importante é a disponibilidade de peças sobressalentes e a fácil manutenção do produto.
Investir no crescimento pessoal e profissional dos empregados é uma das prioridades
O processo de avaliação de sustentabilidade EcoVadis abrange não só o desempenho ambiental, mas também o desempenho social e ético das empresas.
O prémio distingue a marca pelo seu compromisso em promover práticas empresariais éticas, tais como a criação de oportunidades iguais para todos, e o estabelecimento de uma cultura de partilha de conhecimento. Investir no crescimento pessoal e profissional dos colaboradores é uma das principais prioridades. Em 2021 a empresa alocou mais de 136.000 horas à educação e formação – cerca de 20 horas por colaborador. Um dos nossos objetivos passa ainda por promover um equilíbrio saudável entre a vida profissional e familiar, e um estilo de vida ativo.