A competição é dura no mercado dos foldable, mas esta semana a Huawei apresentou um telemóvel do qual a concorrência pode bem ter medo. O Huawei Mate X3 é um dos mais impressionantes dobráveis do mercado, senão o mesmo o mais destacado, reunindo especificações avançadas que incluem um corpo resistente à água, e um design extremamente leve que o leva para todo um novo nível.
Começando pelo menos bom, claro, o Huawei Mate X3 sofre algo com as restrições impostas pelos EUA, e por isso apesar de incluir um potente Snapdragon 8 Gen 1 como processador, e o munir de 12GB de RAM, a conectividade é apenas LTE, se isso vos importar.
Em tudo o resto, este smartphone é exemplar, a começar pela certificação IPX8, tornando-o à prova de água, o primeiro não-Samsung protegido a este nível, no que aos foldables diz respeito. O design também é impecavelmente esbelto, com uma espessura máxima quando aberto de 5.3mm e um peso de meramente 239g, mais leve mesmo que o Samsung Galaxy Z Fold 4.
Quanto aos ecrãs, embora a Huawei seja adepta dos ecrãs que dobram para fora, desta feita temos um mais clássico equipamento que dobra para o interior, deixando para o exterior um interessante ecrã de 6.4″ com resolução 2504×1080 com 120Hz de taxa de atualização. Uma vez desdobrado, no entanto, revela-se então o ecrã interno de 7.85″ com resolução 2496×2224, também com taxa de atualização de 120Hz. Cada ecrã conta com uma câmara de 8MP.
Entretanto, no exterior, temos um setup fotográfico que nada fica a dever a um smartphone clássico, com três câmaras, a primeira das quais sendo uma unidade de 50MP, acompanhada de uma ultragrande angular de 13MP e ainda uma unidade telescópica de 12MP que oferece zoom 5X. Estas câmaras centram-se num módulo circular que se destaca num acabamento elegante com pele sintética.
Ainda a destacar, o Mate X3 conta com uma generosa bateria de 4800mAh com carregamento com fios de 65W e sem fios de 50W. Ainda não está confirmado se este smartphone sairá em algum momento da China.