O notch está em franca retirada, depois do lançamento do Samsung Galaxy A8s hoje, e a apresentação dos Huawei Nova 4 e Honor View 20 para os próximos dias, mas nas gamas de valor mais baixo, é normal esperar a resistência do notch durante mais algum tempo. Hoje, a Huawei apresentou exactamente um tal smartphone, que poderá chegar ao mercado internacional como um equipamento da gama budget Huawei Y.
O Huawei Enjoy 9 é um smartphone básico para um público de necessidades simples, mas que aposta num ecrã com notch em gota de água, não se esquecendo que o multimédia está na moda e os ecrãs querem-se sem rebordos, seja qual for o nível de preço. O ecrã propriamente dito é uma unidade IPS LCD com 6.26 polegadas e resolução HD+.
Entretanto, o hardware consiste num Snapdragon 450 com 3 ou 4GB e um máximo de 64GB de armazenamento interno. O 450 é um excelente processador, sensivelmente ao nível do icónico Snapdragon 625 e deverá oferecer uma performance razoável para o segmento de preço. Entretanto, o Huawei Enjoy 9 conta com um setup de duas câmaras de 13MP f/1.8 e 2MP, com uma câmara selfie de 8MP. Uma bateria de 4000mAh e o Android Oreo encerram a lista de especificações deste dispositivo que não conta (estranhamente) com o leitor de impressões digitais. Contará certamente com um reconhecimento facial via Google Smartlock, que não é tão seguro, mas talvez a Huawei tenha identificado que o core de utilizadores do Enjoy 9 não liga muito ao leitor biométrico. Pessoalmente, julgo ser fundamentalmente necessário para quem dá valor à segurança.