Se a face mais visível da Huawei eram os telemóveis, a marca há muito que deixou de se focar somente ou principalmente nestes equipamentos. Um verdadeiro conglomerado tecnológico com apostas que vão dos servidores aos computadores portáteis, passando pelo áudio, a Huawei entrou agora num mercado em crescendo que é novo para si, com o Huawei MatePad Paper, o seu primeiro e-Reader.
Sendo a Huawei a empresa que é, e não lhe faltando perícia técnica e capacidade de engenharia, o MatePad Paper não é um cuidadoso primeiro passo num mercado. Aliás, com Kobo e Amazon a dominarem este mercado, não vale a pena sequer tentarem lá entrar se não estiverem dispostos a ter argumentos para deixar uma marca.
É portanto assim que o MatePad Paper apresenta um ecrã generoso de 10.3″ com tecnologia E-Ink a cores, uma raridade, com todas as vantagens desta tecnologia em termos de legibilidade com luz direta, e consumo energético, mas ao olharmos mais de perto vemos que temos nas mãos um verdadeiro tablet. Isto porque a Huawei desenhou um algoritmo de smart refresh que nos permite ver vídeos.
Ademais, com 4GB de RAM e 64GB de armazenamento interno, o MatePad Paper é bem mais potente que a maioria dos e-Readers e tem, por isso, uma utilização muito mais polivalente. O MatePad pode ser utilizado com uma stylus na forma do M Pencil 2, com 4096 pontos de pressão e que a Huawei nos diz ter apenas 26ms de latência, permitindo tirar anotações rapidamente no ecrã PMMA que tem uma superfície texturizada para um feeling mais realista de papel.
Entretanto, o sistema operativo é o Harmony 2.0, o que significa que a AppGallery estará disponível com apps para acrescentarmos à funcionalidade deste MatePad Paper. De resto, tal como um tablet normal da Huawei, o MatePad Paper pode ser emparelhado com um computador e os ficheiros e anotações trocados facilmente de um lado para o outro, para maximização do nosso fluxo de trabalho. Quanto a formatos, a Huawei confirmou pelo penos o suporte a ePub.
Com uma autonomia de 4 semanas em standby, o Huawei MatePad estará disponível na Europa por €499, um preço muito em conta para tudo o que oferece, e olhando para a sua concorrência mais direta.