No passado mês de Abril, a Honor revelou os Honor Play 4T e Honor Play 4T Pro com boas especificações e preço, mas o Honor Play 4T tinha em si um detalhe extremamente importante: o Kirin 710A a bordo é o primeiro chip produzido em massa pela SMIC para a Huawei.
A Huawei parece extremamente satisfeita com a família Kirin 710 que utiliza desde 2018 nos seus smartphones de gama média. Um chip octa-core, fabricado em litografia de 12nm, o Kirin 710 equilibra bem uma performance razoável, com um preço muito acessível, ajudando a Huawei a ganhar terreno na gama média.
Os detalhes específicos do Kirin 710A serão muito próximos aos do Kirin 710 normal, com quatro Cortex-A73 e quatro Cortex-A53, mas o mais importante é que este será o primeiro chip fabricado em massa pela Chinesa SMIC, para a Huawei, numa litografia de 14nm, enquanto o chip original é fabricado em 12nm.
Depois da administração Trump ter decidido pressionar a TSMC para dificultar o fluxo de processadores para a Huawei, o caminho da Huawei em direção à compatriota SMIC pode ter sido acelerado e, no final de contas quem sai a perder é a TSMC que tem sido um histórico fabricante de chips para a Huawei.
O fabrico do Kirin 710A na SMIC torna-o o primeiro chip mobile independente na história da tecnológica Chinesa, sendo desenvolvido e fabricado em solo Chinês. Para celebrar este facto, sabemos que muitos funcionários da SMIC receberam um Honor Play 4T.