A Huawei continua a sua cavalgada no topo da inovação dos ecossistemas mobile e não está disposta a deixar passar por si qualquer concorrente no que parecem ser as principais tendências de inovação nos smartphones. É o caso dos smartphones dobráveis que parecem estar já ao virar da esquina, e a Huawei quer ser das primeiras (senão a primeira) a possuir um equipamento destes no mercado.
É a própria Huawei, na pessoa do seu CEO Eric Xu, quem confirma que em 2019 a Huawei deverá lançar o seu primeiro equipamento dobrável. Neste momento, ainda existem muitas considerações a tecer sobre estes dispositivos, não menos importante sendo a questão quanto a serem ou não práticos e úteis. Mas, considerando que poderão ser um grande avanço tecnológico, praticamente todas as marcas já prepararam algum tipo de patente relativa a smartphones dobráveis e a Huawei poderá oficializar o seu logo no início de 2019. O prazo não é certo, mas como a Samsung também poderá revelar o seu suposto Galaxy X por altura do MWC de Barcelona, a Huawei não quererá esperar muito mais do que isso.
Antes disso, a Huawei deverá igualmente revelar um smartphone gaming, que tirará proveito da sua nova tecnologia GPU Turbo, uma implementação que permite optimizar o funcionamento da gráfica do smartphones, conferindo-lhe uma performance acima do que o hardware geralmente fornece. Isto numa explicação simplificada. No entanto, a Huawei não se limitará a aplicar a tecnologia GPU Turbo a smartphones de mercado mainstream, mas criará um equipamento gaming específico, que possa ser ainda mais optimizado. Actualmente, os smartphones gaming são uma aposta muito interessante por parte de marcas como ASUS, Xiaomi, Nubia ou Razer, e o que estas marcas já nos mostraram é que podemos esperar o inesperado.
Finalmente, a Huawei planeia também para 2019 o seu primeiro smartphone 5G. É pouco claro neste momento se esta tecnologia se revelará nos futuros Huawei P30 ou Mate 30, ou então teremos um equipamento específico, o que daria à Huawei um total de cinco famílias específicas de produtos que seriam importantes na sua continuada afirmação de empresa na vanguarda da tecnologia.