Segundo a Huawei no seu mais recente teaser, o Huawei Mate 10 não é um smartphone. E poderá de facto ser mais do que um simples smartphone, com a mais recente indicação de que possuirá uma doca ao estilo Samsung DeX para poder ser usado como computador.
O poder de um PC no bolso?
O rumor chega-nos de França, indicando que o Huawei Mate 10 poderá ser transformado num computador de recurso através de uma doca semelhante à DeX, mas poderá igualmente ser utilizado em conjunto com opções de terceiros, como o Andromium Superbook, ou o MirAxess Mirabook.
É precisamente Yanis Anteur, CEO da MirAxess quem o declara ao site Gearburn:
“Tenho um segredo para vós. Os smartphones Huawei anunciados a 16 de Outubro terão uma funcionalidade DeX e deverão ser compatíveis com o Mirabook.”
A Huawei recusou comentar sobre essa opção, o que costuma ser uma quase confirmação por comparação ao a uma negação pura e simples.
A confirmar-se este rumor, o Huawei Mate 10 torna-se membro de um clube muito restrito de equipamentos capazes de ser facilmente convertidos em computadores para trabalho em ambiente desktop, para maior fluidez e ritmo de trabalho.
O Kirin 970 certamente terá a potência necessária para isso, e a bateria de durabilidade reconhecida da gama Mate será um bom extra, colocando o Huawei Mate numa posição invejável para atacar o mercado profissional.
Uma ideia antiga, mas sem sucesso
Nem a opção da Samsung DeX, nem a solução da Huawei são as primeiras a procurar transformar um smartphone num portátil. Anteriormente a Microsoft procurou fazê-lo com o Continuum, que teria sido um sucesso, não fosse o colapso generalizado do Windows Mobile após anos de desinteresse por parte dos decisores da Microsoft.
Recentemente, no entanto, o HP Elite X3 surgiu no mercado com uma Desk Dock. O apelo do dispositivo é, no entanto, largamente corporativo e não passou para o mercado generalista.
Ler mais: Se este é o Huawei Mate 10, é impressionante
Recuando mais no tempo, o Motorola Atrix foi em tempos equipado com a possibilidade de ser usado como computador de ocasião, mas em 2011, com um dual core e somente 1GB de RAM, o Atrix simplesmente não era capaz de fazer vingar a ideia.
O Huawei Mate 10 pode agora juntar-se ao Samsung Galaxy S8 para fazer vingar este conceito. Poderá o futuro começar a 16 de Outubro?
[…] O Huawei Mate 10 tem sido dos dispositivos mais badalados dos últimos tempos, com um design verdadeiramente distinto e ecrã de bezels reduzidos. A inteligência artificial será dos grandes argumentos deste dispositivo que estreará o Kirin 970, chip com uma NPU integrada, prometendo assim maior performance. Mais recentemente ficamos a saber que o Huawei Mate 10 poderá mesmo ser utilizado como computador. […]